Topo

Josias de Souza

Quem tem 3 projetos tributários não tem nenhum

Colunista do UOL

22/07/2020 04h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Política funciona mais ou menos como fotografia. Se mexe muito não sai. O governo Bolsonaro acompanhou como espectador o debate que resultou na formulação de duas propostas de reforma tributária —uma na Câmara, outra no Senado. Com um ano e meio de atraso, o ministro Paulo Guedes (Economia) decidiu exibir um projeto do governo.

Guedes percebeu que seria excluído da cena se entrasse de sola. Decidiu dosar seus movimentos. Levou à mesa um remendo tributário, não uma reforma. Propôs fundir dois tributos. PIS e Cofins virariam CBS, Contribuição sobre Bens e Serviços. Foi decepcionante. Mas o ministro conseguiu se incluir na foto.

Guedes fez pose de humilde. Disse que deseja apenas "complementar a proposta da Câmara", que unifica tributos federais, estaduais e municipais. Mas todo mundo sabe que o ministro quer muito mais. Sua reforma será exibida como uma novela, em quatro capítulos.

O enredo inclui mexidas em tributos sobre empresas e pessoas físicas, desoneração da folha e a recriação da CPMF. O risco que o ministro corre é o de estragar a foto. Por ora, o que há de concreto é uma constatação singela: Quem tem três projetos de reforma tributária não tem nenhum.