Topo

Josias de Souza

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Flávio X Renan é como uma briga entre gambás

Colunista do UOL

12/05/2021 18h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten foi o mais tenso já realizado pela CPI da Covid. Por muito pouco a sessão não evoluiu para a troca de socos. Relator da comissão, Renan Calheiros sugeriu a detenção do depoente por mentir à CPI. Embora dispusesse de poderes para dar ordem de prisão, o presidente do colegiado, Omar Aziz, disse que não assumiria o papel de "carcereiro". A sobriedade de Aziz fez bem à Comissão Parlamentar de Inquérito.

Wajngarten, de fato, pronunciou inverdades. Negou a realização de campanha publicitária que constava das redes sociais da secretaria que comandou. Chegou a desdizer frases de uma entrevista que concedera à revista Veja atribuindo à "incompetência" do Ministério da Saúde, na gestão do general Eduardo Pazuello, a demora na compra de vacinas da Pfizer contra a covid. Mas a prisão envenenaria uma atmosfera que já está tóxica, sem acrescentar nada à apuração.

O melhor que os membros da CPI têm a fazer é aproveitar da reunião a única coisa que ela teve de útil: uma carta. Documento entregue por Wajngarten à comissão revela que a oferta de vacinas da Pfizer não foi ignorada apenas por Pazuello. O laboratório pediu "celeridade" em carta endereçada a Bolsonaro, ao vice Hamilton Mourão e a outros dois ministros além de Pazuello: Paulo Guedes, da Economia, e Walter Braga Netto, então chefe da Casa Civil, hoje ministro da Defesa.

O documento é datado de 12 de setembro do ano passado. Nele, a Pfizer anota que fez proposta de venda de vacinas às pastas da Saúde e da Economia no mês anterior, sem obter resposta. Pede "celeridade". O governo só foi adquirir as vacinas da Pfizer em março de 2021, com sete meses de atraso. Esse é o ponto a ser esclarecido pela CPI.

No mais, resta lamentar a baixa qualidade do espetáculo. No auge da confusão, Flávio Bolsonaro chamou Renan Calheiros de "vagabundo". O relator da CPI devolveu a ofensa, acusando o primogênito do presidente de "roubar dinheiro do pessoal do seu gabinete." A plateia tem dificuldade para distinguir quem é quem. É mais ou menos como uma confusão entre dois gambás. Nesse tipo de briga, mesmo o vencedor sai cheirando mal.