Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tomei a primeira dose, mas não consigo festejar

 Pedro Ribas/SMCS
Imagem: Pedro Ribas/SMCS

Colunista do UOL

07/06/2021 17h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não quero parecer presunçoso. Mas o fato é que não existe maneira menos cruel de dizer isto: acabei de tomar a vacina. Entrei na cota dos velhos de 59 anos. Para que os mais jovens não se sintam excluídos, vou tentar reproduzir a sensação. Foi como se as nuvens se abrissem. Um facho de luz veio em minha direção. Quando vi a agulha havia espetado o meu braço. E eu tinha sido transportado para uma espécie de país paralelo, onde vivem os cerca de 22,5% de brasileiros que já receberam a primeira dose de uma vacina contra a covid.

Ainda não cheguei ao pedaço desse Brasil alternativo onde se encontram os 10,7% totalmente imunizados. Mas o primeiro estágio da migração já foi uma experiência fabulosa. Por alguma razão, não consigo festejar como gostaria. Oscilo entre o desconforto e o receio. Sinto-me desconfortável ao lembrar dos 77,5% que ainda não chegaram nem à primeira dose. Fico receoso porque minha segunda dose foi marcada para 30 de agosto. E não tenho a certeza de que ela estará lá nesse dia, à minha espera.

O que distingue a mudança de fases na evolução humana é o que o homem considera bom mesmo em cada estágio da existência. Não apenas bom. Melhor do que tudo. Bom mesmo. Depois de mais de um ano de home office e isolamento, eu estava me sentindo mais ou menos como um figurante —daqueles que apareciam no final da relação dos personagens numa peça de Shakespeare: "mendigos, feirantes, etc..." Eu era um etcétera do enredo das vacinas. Até algumas horas atrás, bom mesmo para mim era a primeira dose.

Na fila, me dei conta de que bom mesmo é tomar a vacina junto com a mulher amada. Temos, eu e minha doce Liliane, a mesma idade. Deixei o posto de vacinação em outro estágio, feliz como uma criança que recebe o presente desejado. Para um menino, bom mesmo é mãe. Lembrei do tempo em que minha mãe transformava cada vacina numa aventura. Imunizado, eu viraria super-herói, não jacaré.

À espera da terceira onda e da segunda dose, chego à conclusão de que bom mesmo seria ter de volta aquele Brasil em que vacina era algo corriqueiro e cloroquina era apenas um remédio ótimo para o tratamento do lúpus e malária. Bom mesmo é a racionalidade.