Topo

Josias de Souza

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mentira de Bolsonaro sobre os cadáveres da covid-19 contrapõe a CGU e o TCU

VINCENT BOSSON/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

14/06/2021 20h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A mentira de Bolsonaro sobre a "supernotificação" de mortos por covid-19 contrapôs dois órgãos de controle. A Controladoria-Geral da União (CGU), vinculada ao Executivo, realiza uma recontagem dos cadáveres. Deseja checar uma a informação que o Tribunal de Contas da União (TCU), subordinado ao Legislativo, já informou ser falsa.

Simultaneamente à movimentação dos técnicos da CGU, a presidente do TCU, ministra Ana Arraes, divulgou os nomes dos integrantes da comissão disciplinar que irá esquadrinhar os atos do auditor Alexandre Marques. Vem a ser o amigo da família Bolsonaro que produziu o documento usado pelo presidente para difundir a falsa notícia.

São três os auditores que realizarão a investigação interna: Márcio André Santos de Albuquerque, Frederico Julio Goepfert Junior e Pedro Ricardo Apolinário de Oliveira. O TCU também encaminhou à Polícia Federal pedido de abertura de inquérito.

Na outra ponta, os técnicos da CGU estimam que a checagem dos dados sobre mortos levará de três a quatro meses. O trabalho não é inédito. Levantamento semelhante foi feito no ano passado. Não foram detectadas distorções dignas de nota.

Nesse contexto, a única utilidade aparente da recontagem é dar sobrevida à empulhação de Bolsonaro. Cercado por uma CPI que expõe os erros que levaram o governo a desdenhar de vacinas contra a Covid, apostando num curandeirismo escorado na cloroquina, restou ao presidente apostar na mágica que reduziria os mortos a menos da metade.