Topo

Josias de Souza

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Bolsonaro expõe os glúteos na vitrine: "Caguei!"

Colunista do UOL

09/07/2021 10h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bolsonaro ainda não notou. Mas acaba de realizar uma façanha: Defecou sobre a própria cabeça. "Caguei para a CPI", declarou ao presidente. Foi a maneira que encontrou para informar à Comissão Parlamentar de Inquérito que não cogita emitir um atestado de idoneidade para o seu líder na Câmara, o deputado Ricardo Barros.

Com sua reação, Bolsonaro levou seus glúteos da área íntima do Alvorada para a vitrine da biblioteca do palácio residencial, de onde transmite suas lives semanais das noites de quinta-feira. Atropelado pela crise sanitária, o presidente resolveu se expressar numa retórica de sanitário.

Bolsonaro pode retirar os glúteos da vitrine se mudar de ideia, confirmando à CPI que realmente responsabilizou Ricardo Barros por malfeitorias na Saúde quando foi informado pelos irmãos Miranda —o deputado Luis e servidor Luis Ricardo— sobre as irregularidades no contrato da Covaxin.

Se destituir Ricardo Barros do cargo de líder do governo, Bolsonaro pode recuperar a camisa. Se mandar cancelar o contrato de compra da Covaxin, talvez consiga reaver a cueca.

Quanto às calças, não será fácil para Bolsonaro tê-las de volta. O presidente está nu. Oferece aos brasileiros o pior tipo de nudez. A nudez que ninguém pediu, que ninguém quer ver. Uma nudez que, infelizmente, tornou-se corriqueira. Já não causa espanto. Provoca desânimo.