Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conversa de Bolsonaro com Moraes é espantosa

Colunista do UOL

10/09/2021 10h57Atualizada em 10/09/2021 22h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A conversa telefônica entre Bolsonaro e Alexandre de Moraes é surpreendente e espantosa. Surpreende porque uma pessoa que dialoga amistosamente com alguém que o chamou de "canalha" em praça pública 48 horas antes revela uma flexibilidade moral extraordinária. Espanta porque com um magistrado que oferece diálogo a quem merece interrogatório exibe uma compreensão ordinária do seu papel institucional.

Até os mármores do Supremo sabem que Bolsonaro, um autocrata que a carta escrita por Michel Temer vestiu com pele de cordeiro, deseja submeter as instituições à sua vontade. Quem ousa se comportar com independência é tratado por ele como inimigo da nação.

Alexandre de Moraes é relator de inquéritos em que Bolsonaro, seus filhos e seus aliados figuram na condição de investigados. Nas eleições de 2022, o doutor presidirá o Tribunal Superior Eleitoral, uma Corte onde correm investigações que podem resultar na decretação da inelegibilidade de Bolsonaro.

Nesse contexto, o único lugar onde Alexandre de Moraes deveria conversar com Bolsonaro seria no corpo dos processos, um local onde a voz do presidente é ecoada por meio das petições dos seus advogados.

Quando o magistrado conversa com o investigado num telefonema intermediado por Michel Temer, patrono de sua indicação para o Supremo, encosta o rito processual perigosamente num enredo político.

Alega-se que a conversa não teve nada de mais. Mas não há força no universo capaz de eliminar a maledicência segundo a qual, neste caso, nada é uma palavra que ultrapassa tudo.