Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Prole de Bolsonaro replica fuligem mental do pai

Colunista do UOL

21/09/2021 09h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sempre que as investigações da CPI da Covid encostam num membro da família Bolsonaro, os senadores empurram as suspeições com a barriga. A tática deu a Jair Renan uma sensação de invulnerabilidade. O Zero Quatro sente-se tão inatingível que resolveu cutucar a CPI com o pé para ver se a comissão morde. Ou os senadores fecham a mandíbula ou flertam com a desmoralização.

Os filhos de Bolsonaro sofrem da mesma moléstia que acomete o pai. Eles falam dez vezes antes de pensar. Quando pensam, de raro em raro, se perdem em pensamento porque sempre estão em território familiar. O presidente e seus filhos habituaram-se a fornecer ao país, em ritmo alucinante, doses regulares de insensatez.

O grande déficit do governo é o fiscal. Mas o maior déficit de Bolsonaro está entre as suas orelhas, não nos cofres do Tesouro Nacional. A fuligem mental de Bolsonaro torna o caso de sua prole ainda mais grave. As cabeças dos filhos funcionam como terrenos baldios onde o pai atira a sujeira que magnifica as psicoses da dinastia.

Numa semana, Eduardo Bolsonaro, o Zero Três, grava nas redes sociais um alvo na face de uma deputada que ousou contrariar o bolsonarismo. Noutra semana, Jair Renan, o Zero Quatro, escreve "Alô, CPI" na legenda de um vídeo no qual se exibe ao lado de uma vitrine apinhada de armas de fogo.

Bolsonaro e seus filhos consideram-se gênios. A CPI precisa transformar em realidade a ameaça de convocar Jair Renan. O depoimento revolucionará a investigação. Mas quatro ou cinco horas de exposição em rede nacional talvez sirvam para demonstrar que a diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem limites.