Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro faz do Alvorada sua plataforma de tiro

Colunista do UOL

24/09/2021 11h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estranha época a atual, em que um presidente capaz de tudo revela-se incapaz de todo sempre que precisa optar entre a insanidade e o interesse nacional. Na sua penúltima live, Bolsonaro se disse contra vacinar adolescentes —"Se começa a morrer a garotada vai estourar no meu colo"—, avacalhou as vacinas no atacado e a CoronaVac no varejo —"Quem tem mais chances de transmitir o vírus? Eu, atualmente sem vacina, ou o Queiroga vacinado?"—, enalteceu o kit cloroquina —"Defendo a autonomia do médico"— e desqualificou a vigilância sanitária —"Infelizmente a Anvisa recomendou que eu ficasse de quarentena."

Bolsonaro, como se sabe, carrega suas virtudes no coldre. Presidentes convencionais às vezes têm dificuldades para encontrar soluções para os problemas. Bolsonaro não consegue enxergar nem os problemas. Na falta de respostas, distribui rajadas. Converteu a biblioteca do Alvorada numa plataforma de tiro. Todas as noites de quinta-feira, Bolsonaro aciona o gatilho. Cada nova live do presidente é uma carga de artilharia contra o interesse público. O Brasil está sob ataque de quem deveria defendê-lo. Bolsonaro transformou o país numa zona de guerra.

A certa altura, o capitão levou o Supremo à alça de mira. Esquecendo-se do armistício previsto na carta que Michel Temer escreveu e que ele assinou, Bolsonaro se queixou da interferência da Suprema Corte. "Falta um comandante que pudesse fazer valer a sua autoridade. Não posso valer minha autoridade na pandemia, quem decide são governadores e prefeitos."

Bolsonaro nunca levou o vírus a sério. Quando os mortos eram contados em mil, falou em "gripezinha". Quando os cadáveres somavam 5 mil, queixou-se da "histeria". Quando lhe perguntaram sobre os 10 mil corpos, disse "não sou coveiro". Na marca de 20 mil sepulturas, perguntou: "E daí?". Aos 30 mil mortos, declarou que "todo mundo morre um dia". Com quase 600 mil cadáveres, subiu à tribuna da ONU para receitar cloroquina. Imagine-se quantas covas a mais teriam que ser abertas se o Supremo não tivesse colocado uma coleira nos seus impulsos anticientíficos de Bolsonaro!