Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Trombada com o PT faz parte do projeto de Ciro

Colunista do UOL

14/10/2021 09h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pode-se criticar Ciro Gomes por muita coisa, exceto por falta de clareza. Num instante em que todos se perguntam onde fica a terceira via, o presidenciável do PDT percorre uma avenida própria, na contramão do PT.

Durante duas décadas, Ciro disputou o Planalto três vezes, mantendo com o petismo uma relação de amor e ódio. Agora, assessorado por João Santana, ex-marqueteiro de Lula e Dilma, Ciro se convenceu de que o êxito de sua campanha passa por uma trombada com o PT.

Até fevereiro, Ciro trabalhava com a hipótese de que Bolsonaro iria ao segundo turno de 2022 como candidato favorito a fazer do adversário o próximo presidente da República. Declarou o seguinte na época: "Quem for contra o Bolsonaro no segundo turno tem a tendência de ganhar a eleição. O menos capaz disso é o PT. Por isso, a minha tarefa é necessariamente derrotar o PT no primeiro turno."

Em maio, Ciro alterou sua equação. Passou a trabalhar com a hipótese de que, sob os efeitos da pandemia, a candidatura de Bolsonaro vai derreter, abrindo espaço para que um outro candidato dispute o segundo round contra Lula. Tratou de apimentar as referências ao morubixaba do PT. "Eu vou pra cima dele", avisou Ciro, referindo-se a Lula como "o maior corruptor da história brasileira."

É nesse contexto que estão inseridas as mais recentes críticas de Ciro à proximidade de Lula com personagens como Renan Calheiros e Eunício Oliveira, a insinuação de que o pajé do PT favoreceu o impeachment da sua "gerentona" e troca de farpas com Dilma.

Muitos consideram arriscado o movimento de Ciro. Mas o candidato não opera no escuro. Calibra os gestos por meio de pesquisas qualitativas. É como se fizesse um aceno para o eleitorado que votou em Bolsonaro para evitar a volta do PT e agora foge dos dois. Para quem tem pouco a perder, o risco pode não interessar terceira, mas é a única via para a recompensa eleitoral.