Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mourão expõe riscos a que Bolsonaro se submete com um vice do centrão

Colunista do UOL

18/11/2021 10h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bolsonaro já comparou seu vice a um cunhado: "Você casa e tem que aturar, não pode mandar embora", disse. Num instante em que o presidente negocia seu futuro com PP e PL, no pressuposto de que um dos partidos do centrão oferecerá abrigo para sua candidatura à reeleição e o outro indicará o candidato a número dois da chapa, a entrevista de Hamilton Mourão ao UOL vale como um aviso: brigar com o vice é ruim, desprezá-lo pode ser fatal.

Mourão disse que, se quisesse, poderia ter articulado a deposição de Bolsonaro. Crise não faltou. "Se eu fosse um político de outra estirpe, eu teria negociado ali dentro do Congresso um impeachment do presidente", disse o general. A história mostra que, de fato, brigar com vice é coisa arriscada.

Na ditadura, o general João Baptista Figueiredo brigou com o vice. Deixou o Planalto pela porta dos fundos. E Aureliano Chaves virou ministro do governo Sarney, numa equipe escalada por Tancredo Neves. Na democracia, Fernando Collor e Dilma Rousseff também brigaram com seus vices. Ambos foram depostos. Assumiram o trono Itamar Franco e Michel Temer.

O que Mourão declarou, com outras palavras, foi mais ou menos o seguinte: "Se no meu lugar estivesse um vice do centrão, Bolsonaro já teria sido mandado para casa."

Ao classificar as emendas secretas do orçamento federal como "manobras orçamentárias em benefício daqueles que apoiam o governo", o general como que insinuou que a sobrevida de Bolsonaro tem também um componente monetário.

De resto, no trecho da entrevista em que disse que Sergio Moro é o único presidenciável da chamada terceira via que anima uma "parcela esclarecida da população", Mourão sinalizou que o desentendimento com seu ex-ministro da Justiça pode custar a Bolsonaro um pedaço do eleitorado conservador.