Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Embate entre Gilmar e Deltan precisa ser levado às últimas consequências

Colunista do UOL

21/12/2021 09h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A troca de farpas entre Gilmar Mendes e Deltan Dallagnol é uma dessas brigas que todo brasileiro deveria torcer para ser levada às últimas consequências. O ministro do Supremo e o ex-procurador acusam-se mutuamente de utilização dos cargos para propósitos políticos.

As mensagens da Vaza Jato revelaram que o então juiz Sergio Moro ultrapassou a fronteira que deveria separar o magistrado do investigador. Adotou com o então procurador Deltan um timbre de superioridade hierárquica, imiscuindo-se no trabalho da Procuradoria.

Ao trocar a magistratura pelo cargo de ministro de Bolsonaro, Moro infectou suas decisões com o vírus da política. E forneceu o material para a anulação de sentenças.

Ao comandar a lavagem da ficha de Lula, Gilmar chamou a Lava Jato de "maior escândalo judicial da nossa história". Muitos dos brasileiros que têm vontade de concordar com o ministro avaliam que ele pode ser parte do problema, não da solução.

Uma visita rápida ao Google é suficiente para assistir a vídeos em que Gilmar conversa com encrencados com a lei —um governador que acabara de sofrer uma batida de busca e apreensão, um senador réu em ações penais por corrupção...

Sob Michel Temer, Gilmar fazia refeições amiúde com investigados. No comando do TSE na época do julgamento da chapa Dilma-Temer, Gilmar presidiu aquilo que o então relator Hermann Benjamin chamou de "enterro de provas vivas".

O melhor lugar para que Deltan e Gilmar eliminem suas diferenças talvez seja mesmo a arena política.