Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro usa contra TSE tática do punguista

Colunista do UOL

13/05/2022 09h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma característica fundamental da dificuldade de avaliar Bolsonaro é ter que ouvir o personagem durante três anos e cinco meses para chegar à conclusão de que ele não diz nada que faça nexo. No seu embate permanente com a Justiça Eleitoral, Bolsonaro adotou uma tática muito utilizada pelos batedores de carteira para confundir suas vítimas.

Em reação aos surtos de Bolsonaro contra o sistema eleitoral eletrônico, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, elevou o tom. Declarou que a Justiça Eleitoral está "aberta a ouvir" sugestões, "mas jamais se curvará a quem quer que seja". Num trocadilho, o ministro rendeu homenagens ao óbvio: "Quem trata de eleições são forças desarmadas".

Ao responder a Fachin, Bolsonaro deu uma de desentendido. Depois de atiçar seus generais contra o TSE, de mentir sobre uma inexistente sugestão do Ministério da Defesa para que as Forças Armadas fizessem apuração paralela das urnas e de declarar que seu partido pagará uma empresa privada para auditar as eleições... depois de tudo isso, Bolsonaro disse: "Eu não sei de onde ele [Fachin] está tirando esse fantasma de que as Forças Armadas querem interferir na Justiça Eleitoral".

Bolsonaro age com o TSE mais ou menos como o punguista que bate a carteira e depois sai gritando "pega ladrão". Resta saber até onde os militares permitirão que o presidente use as Forças Armadas como cúmplices a sua carreira de batedor de carteira ideológico.