Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Programa do PT fala em "regulação" da produção agrícola. Bolsonaro celebra!

O PL do Autocontrole mais parece o PL da falta de controle na produção agrícola. Foto: Jaelson Lucas/AEN
Imagem: O PL do Autocontrole mais parece o PL da falta de controle na produção agrícola. Foto: Jaelson Lucas/AEN

Colunista do UOL

09/08/2022 15h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O PT entregou ao Tribunal Superior Eleitoral o programa de governo a ser executado caso Lula vença a eleição. O grosso do documento já era conhecido. Mas a versão entregue à Corte eleitoral contém um trecho com pesticida. Prevê que, caso obtenha um terceiro mandato, Lula promoverá uma "regulação" da produção agrícola do país.

O objetivo seria "agregar valor à produção agrícola". Por ora, a peça do PT valorizou apenas o arsenal de Bolsonaro. O rival de Lula foi, por assim dizer, presenteado com a possibilidade de insinuar que seu adversário trama uma intervenção na seara do agronegócio, dínamo das exportações brasileiras.

O programa petista consumiu 121 parágrafos. Foi resumido em notícia do jornal Valor. O trecho que fala em regular as plantações diz o seguinte:

"É imprescindível agregar valor à produção agrícola, com regulação e a constituição de uma agroindústria de primeira linha, de alta competitividade mundial, e fortalecer a produção nacional de insumos, máquinas e implementos agrícolas, fomentando o desenvolvimento do complexo agroindustrial."

Faltou definir "regulação". Jogada assim, displicentemente, no meio de um texto vago, a palavra dá asas à maledicência segundo a qual Lula planeja interferir num setor que opera guiando-se pela lógica da economia de mercado.

Em política o problema começa com a necessidade de explicações.