Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Band realiza debate em SP sob atmosfera de Ultimate Fighting

O paulistano que sintonizar na Band às 22h30 para saber de saúde, educação, transporte e segurança corre o risco de se frustrar. A julgar pelo que se viu nas sabatinas, entrevistas e atos políticos, é grande o risco de o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo virar uma espécie de Ultimate Fighting. Nesse UFC eleitoral, o sangue é substituído pela lama.

Bem-postos nas pesquisas, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos chamam um ao outro de vagabundo e corrupto. A Justiça indeferiu reclamação de Boulos. A polícia e o Ministério Público forneceram aos rivais de Nunes a infiltração do PCC nos contratos de ônibus, a máfia das creches e guardas-civis com viés miliciano.

Habituado a detonar no "Brasil Urgente", programa do qual tirou férias, Datena luta em casa para se consolidar como terceira via. Chamado de traidor por Tabata Amaral, empurra a ex-aliada para o acostamento.

Franco-atirador de factoides, Pablo Marçal potencializou a atmosfera de vale-tudo ao prometer que revelará diante das câmeras os nomes de dois cheiradores de cocaína. Sem ideias que o qualifiquem, capricha na desqualificação. É misógino com Tabata. Reivindica o amor machista de Bolsonaro, chefe da holding familiar da rachadinha, ao mesmo tempo em que esfrega o neo-rachador Janones no nariz de Boulos.

Um eleitor que não precise acordar de madrugada para ir trabalhar na sexta-feira talvez se disponha a adiar o sono por uma hora e meia. Confirmando-se a pancadaria, esse espectador se enfiará sob o cobertor à meia-noite perguntando aos botões do seu pijama: Afinal, quem ganha um debate medíocre é melhor ou pior do que quem perde?

Sem prejuízo da exposição dos defeitos, os candidatos talvez devessem considerar a hipótese de combinar o desrespeito coletivo com uma noção qualquer de respeito pela audiência.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes