Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Braga Netto se reúne com general Schons, cotado para o comando do Exército

General Décio Luís Schons deve ser o novo comandante do Exército - Divulgação
General Décio Luís Schons deve ser o novo comandante do Exército Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

30/03/2021 20h04Atualizada em 30/03/2021 21h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O general de Exército Décio Luís Schons, atual chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), foi chamado para uma reunião amanhã com o ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Assessores do Palácio do Planalto ouvidos pela coluna dizem que ele deve ser escolhido como o novo comandante do Exército.

Schons é da turma de 1979 da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) e era o general mais antigo da Força na lista de substitutos para o ex-comandante do Exército Edson Leal Pujol.

Até pouco tempos atrás, o nome do general Marco Antônio Freire Gomes, atualmente no Comando Militar do Nordeste, era o mais cotado e a preferência do presidente Jair Bolsonaro. Mas Freire Gomes tinha como problema o fato de ser um dos generais mais "modernos" no Exército e ter outros seis generais mais antigos na Força do que ele. Uma nomeação dele para o comando do Exército representaria uma quebra da hierarquia, que é uma base importante para todos os militares, como também é a disciplina.

braga neto - Fátima Meira/Estadão Conteúdo - Fátima Meira/Estadão Conteúdo
General Braga Netto, ministro da Defesa
Imagem: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Pujol é da turma formada em 1977. Já Braga Netto é da turma de 1978. Se Schons for escolhido, o problema de hierarquia não existirá mais já que ele é de uma turma posterior a de Braga Netto.

Cotado

O general Schons também é integrante do Alto Comando do Exército. Ele é gaúcho de Tupanciretã e ingressou nas fileiras do Exército em 1973, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A arma dele também é cavalaria.

Como Oficial-general, comandou a Escola Superior de Guerra, a 2ª Divisão de Exército e a 6ª Brigada de Infantaria. Foi também Diretor de Avaliação e Promoções, no âmbito do Comando do Exército, e Diretor do Departamento de Desporto Militar, Subchefe de Política e Estratégia e Subchefe de Assuntos Internacionais, no Ministério da Defesa.