Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governador em exercício do Rio cantou em uma 3ª festa durante a pandemia

Governador do RJ, Cláudio Castro fez festa sem máscara em fevereiro de 2021 - UOL
Governador do RJ, Cláudio Castro fez festa sem máscara em fevereiro de 2021 Imagem: UOL

Colunista do UOL

03/04/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nesta semana, a coluna mostrou que, além da festa de aniversário no último fim de semana, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), cantou pagode em uma festa em fevereiro. Castro, porém, também marcou presença e deu canja em uma festa em Brasília, no fim de janeiro.

Na véspera da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no dia 31 de janeiro, o governador foi junto com um grupo de deputados federais da bancada do Rio de Janeiro para um evento em homenagem ao deputado Arthur Lira (PP-AL), que seria eleito presidente da Casa no dia seguinte.

A festa aconteceu em uma casa no Lago Sul e teve mais de 50 convidados que estavam sem máscaras de proteção individual. Desses, pelo menos 20 parlamentares. O cardápio tinha pizzas servidas à francesa e outros petiscos. Convidados presentes contaram à coluna que Castro pegou o microfone e cantou cinco músicas. O repertório dessa vez foi o sertanejo.

Quando Castro terminou a sua apresentação, foi a vez do deputado federal Pedro Augusto (PSD-RJ). O parlamentar não estava muito à vontade e chegou a ficar constrangido, mas também pegou o microfone. O deputado não quis comentar o episódio e o governador não quis se manifestar.

Aniversário

No último domingo (28), Castro fez uma celebração para comemorar seus 42 anos, em uma casa em Itaipava, na região serrana. O barulho alto chamou atenção dos vizinhos e, após a divulgação de imagens de convidados sem máscara, o governador se desculpou.

A coluna apurou que a casa em Itaipava tem sido um destino frequente do governador. Segundo interlocutores, ele tem ido quase todos os fins de semana com convidados para o local.

Nesta semana, a coluna publicou um vídeo que mostra Castro cantando a música "Domingo", do grupo de pagode Só Pra Contrariar, rodeado de mais pessoas com instrumentos musicais. Todos sem máscaras. O evento em questão foi um jantar na casa do deputado estadual Max Lemos (PSDB).

O governador foi procurado para comentar o episódio em fevereiro. Ele confirmou, por meio de nota, que o vídeo foi gravado em janeiro deste ano e que, na época, "não havia medidas restritivas em vigor". Após enviar a primeira nota, a assessoria do governador enviou outra nota afirmando que o evento em que aparece cantando ocorreu em fevereiro e que o atual decreto restringindo várias atividades não estava em vigor.

O deputado Max Lemos disse que o evento foi um "jantar" e ocorreu na "varanda, um espaço amplo e arejado, e contou com todos os cuidados necessários, como álcool 70 disponível para os presentes, além da aferição da temperatura na entrada".

Até o momento, mais de 36 mil pessoas morreram vítimas da covid-19 no Rio. A alta de casos da doença fez com que o estado adotasse um período de maiores restrições ao longo de 10 dias, em um esquema de antecipação de feriados para evitar que os números de casos sigam crescendo. A medida passou a valer desde a última sexta-feira (26) e segue em vigor até o dia 4 de abril.