Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marido de ex de Bolsonaro intimida brasileiro que testemunhou separação

 A advogada Ana Cristina Valle - FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
A advogada Ana Cristina Valle Imagem: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

16/05/2021 20h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dias depois do perfil publicado pelo UOL sobre Ana Cristina Siqueira Valle, a segunda mulher do presidente Jair Bolsonaro, o atual marido dela, o construtor norueguês Jan Raymond Braymonh enviou mensagens com intimidações ao técnico em enfermagem Fernando Xavier dizendo que ele deveria olhar a lei e tomar cuidado para falar dela. "As consequências disso dependem de você", afirmou o norueguês.

Braymonth disse a Xavier que "antes de falar dela" ele deveria observar as violações da legislação na Noruega sobre invasão de privacidade. Quando Xavier respondeu a ele que foi Ana Cristina quem o envolveu em sua vida, Braymonh afirmou então que se "violações" fossem registradas seriam enviadas. "Como você deseja agir posteriormente e, quaisquer consequências disso, dependem de você", completou, o marido de Ana Cristina.

Ana Cristina morou no apartamento de Xavier na Noruega por um ano entre 2010 e 2011, época da conturbada separação entre ela e o agora presidente Jair Bolsonaro. Os dois foram amigos íntimos por muitos anos, mas romperam em 2018. O afastamento ocorreu quando Ana Cristina disse que mentiu ao ter relatado ameaças de Bolsonaro e também os detalhes do processo de separação, que incluem o roubo de joias e dinheiro de um cofre, conforme revelado pela revista Veja.

"Ninguém casa querendo separar. E como aconteceu isso, eu falei coisas que não deveria, que não são verdades, são inverdades. Foi uma mentira minha", disse Ana Cristina, após a reportagem da Veja, que se baseou nos documentos apresentados.

A coluna o ouviu, sob a condição de anonimato, para o perfil de Ana Cristina publicado na última segunda-feira. A revelação da entrevista ocorre agora com autorização de Xavier após as mensagens enviadas por Braymonh.

Braymonh disse à coluna que não o ameaçou e somente quis dizer que vai reportar à polícia se Xavier continuar fazendo uma "perseguição" contra ela. Braymonh afirma que Xavier falou "mentiras" sobre Ana Cristina.

Questionado pela coluna sobre o que não era verdade no relato do técnico de enfermagem, Braymonh não respondeu. "Só quero dizer que ele a persegue e a trata sem nenhum respeito. Não quero entrar em detalhes. Como marido dela, quero protegê-la", disse Braymonh. Procurada, Ana Cristina não retornou.

Em setembro de 2018, o jornal Folha de S. Paulo também publicou uma entrevista com Fernando Xavier na qual ele disse que não entendia o apoio de Ana Cristina ao ex-marido e reiterou ter ouvido as mesmas acusações que ela tinha feito sobre Bolsonaro a diplomatas e que ficaram registradas em telegramas do Itamaraty, revelados pela Folha naquele ano.

Após as declarações de Braymoth, Fernando Xavier enviou uma mensagem à coluna na manhã desta segunda-feira (17) dizendo que tem como comprovar as informações que sabe sobre Ana Cristina e conhece também outras testemunhas.

"Não tenho nada a temer. Dessa forma eu agradeço a sua atenção, e ela sabe que nunca foi do meu interesse falar nada. Só que essa ameaça do atual marido, eu não fiz uma boa digestão", escreveu ele. "Que o brasileiro tenha a chance de receber a vacina, e que medidas eficientes sejam adotadas no combate à pandemia. Pois, daqui o cenário está triste de ver. Não tenho mais nada a declarar. Aguardo então a notificação das autoridades norueguesas quando ele resolver processar", afirmou Xavier.