Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja quem são os candidatos a procurador-geral da República

Aras foi o primeiro PGR desde 2003 que não figurou na lista tríplice da ANPR - TSE
Aras foi o primeiro PGR desde 2003 que não figurou na lista tríplice da ANPR Imagem: TSE

Colunista do UOL

28/05/2021 17h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O prazo para os candidatos à eleição da lista tríplice para sucessão do procurador-geral da República encerra hoje. A eleição é organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a coluna apurou que já estão inscritos na disputa os subprocuradores Nicolao Dino, Mário Bonsaglia e Luiza Frischeisen.

Os três que já estão inscritos concorreram anteriormente. Na última eleição, em 2019, Bonsaglia foi o mais votado. A subprocuradora Luiza Frischeisen foi a segunda mais votada. Outros nomes podem surgir até o fim do prazo no fim da noite.

De 2003 até 2019, os presidentes da República tinham mantido a tradição de nomear um dos integrantes da lista da associação para o cargo de procurador-geral. O presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro a romper a tradição ao escolher Augusto Aras para o cargo de procurador-geral sem que ele tivesse integrado a lista.

A nomeação com base à lista tríplice não é prevista em lei, mas é defendida no MPF como uma forma de dar independência à instituição. Por isso, o presidente não é obrigado a seguir a lista. Poderão concorrer os membros do Ministério Público Federal (MPF) em atividade, maiores de 35 anos. A eleição este ano será no dia 22 de junho.