Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Encontro de Bolsonaro com integrantes do agronegócio gera racha no setor

O presidente Jair Bolsonaro participa  de evento no Palácio do Planalto - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro participa de evento no Palácio do Planalto Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

22/02/2022 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Diversos empresários do agronegócio foram convidados para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) no próximo dia 7 de março no Palácio do Planalto. Entre os convidados estão fazendeiros de Goiás, Pará, Mato Grosso e do interior de São Paulo, entre outros estados. Mas o que deveria ser uma agenda para promover a união do setor com o presidente, meses antes da eleição, está se tornando um problema.

Na visão de alguns fazendeiros que conversaram com a coluna, sob anonimato, o modo como o encontro foi chamado gerou insegurança pelo que foi considerado falta de transparência.

Segundo os relatos ouvidos, a ideia era que, em um primeiro momento, o grupo se encontrasse com Jair Bolsonaro no Palácio para uma conversa e, posteriormente, no mesmo dia, uma segunda reunião ocorreria sem o presidente e seriam feitos convites para contribuição com a campanha.

O convite para a agenda em Brasília passou a ser feito nos últimos 15 dias e tem sido repassado pelos pecuaristas Adriano Caruso, de São Paulo, e Bruno Scheid, de Rondônia, ambos são pré-candidatos a vagas na Câmara dos Deputados. Fazendeiros contaram à coluna que no governo, o responsável por auxiliar na organização do encontro é Célio Faria Júnior, o chefe de gabinete de Jair Bolsonaro.

Os convites chegaram de diferentes maneiras. Alguns receberam mensagens no Whatsapp, outros foram chamados por ligações e alguns foram convidados por meio de entidades. Mas, à medida que integrantes do setor começaram a conversar entre si sobre o encontro, a história gerou desconforto. Alguns empresários avaliam que é muito cedo para discutir financiamento de campanha. Outros relataram que não se sentiram representados pelos organizadores e aguardarão um convite direto do presidente.

A coluna procurou os organizadores para comentar o encontro e as divisões no setor, mas não obteve resposta. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro, também não quis comentar a agenda.