Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaristas veem erros em série e avaliam despreparo de PL com Michelle

Colunista do UOL

07/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Integrantes da base bolsonarista mais antiga e próxima ao ex-presidente Jair Bolsonaro avaliam que o PL não preparou Michelle, atual presidente do PL Mulher, para o evento em São Paulo no sábado (6). Esse grupo vê erros em série do partido na relação com a ex-primeira-dama e que causam problemas para o casal.

O mais recente atrito foi causado pela fala de Michelle em defender o fim da cota de 30% para mulheres. "Queremos erradicar a cota dos 30%, queremos a mulher na política pelo seu potencial", disse Michelle, ao lado de Jair Bolsonaro, na Assembleia Legislativa de São Paulo. E completou que sua "missão" é lutar para que "mais mulheres venham pra vida partidária". Pouco depois, por vídeo, ela retificou a posição e disse ser a favor.


Segundo esses integrantes, Michelle passou a manhã de sábado em gravações para o partido com o marqueteiro Duda Lima e esperava-se, de acordo com esse grupo, que ele orientasse a nova presidente do PL Mulher sobre os tópicos principais de seu discurso. Como os últimos dias foram tensos para o casal, seria necessário não sair do discurso já tradicional. No entanto, ao ver Michelle defender o fim da cota, o grupo se viu surpreendido com o que avalia ser mais um desgaste desnecessário para o atual momento.

Na avaliação desses interlocutores de Bolsonaro, o partido está criando conflitos desde o retorno de Michelle dos EUA sem Bolsonaro. As especulações sobre uma possível candidatura dela irritaram a família Bolsonaro. Sobretudo os filhos do ex-presidente. Outro tópico que causou estresse interno foi o anúncio de que ela viajaria o país sem o marido, o que foi vetado por Bolsonaro.

A cota foi criada para estimular a participação e a presença de mais mulheres na cena política. Por lei, os partidos são obrigados a destinar a verba do fundo eleitoral na proporção das candidatas (nunca inferior a 30%) e ainda na dos candidatos negros que disputarão cargos.

No evento do sábado, a deputada Rosana Valle foi empossada no diretório paulista do PL Mulher. O casal Bolsonaro dividiu uma mesa com o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, e o senador Astronauta Marcos Pontes.

A aparição do casal também não foi bem vista pela base bolsonarista uma vez que os principais homens de confiança de Bolsonaro foram presos pela PF essa semana durante a Operação Venire. Foram presos o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, além do PM Max Guilherme Machado de Moura e de Sérgio Rocha Cordeiro, ambos da assessoria pessoal de Bolsonaro desde a presidência.

O nome da operação veio da expressão "Venire contra factum proprium" (Vir contra seus próprios atos). A PF afirmou que esse é um princípio base do Direito Civil e do Direito Internacional, que veda comportamentos contraditórios de uma pessoa.