Topo

Kennedy Alencar

Ao assumir liderança na Geórgia, Biden está perto de vencer Trump

Biden usou máscara em atos de campanha - Getty Images
Biden usou máscara em atos de campanha Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

06/11/2020 07h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao assumir a liderança na apuração no estado da Geórgia, o candidato democrata, Joe Biden, está muito perto de ser eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. Se mantiver a dianteira na Geórgia, ele chegará a 269 delegados no Colégio Eleitoral. Estará apenas a um delegado de ser eleito, porque é necessária maioria absoluta, 270 dos 538 delegados.

Por volta das 6h30 no horário de Brasília, com 98% dos votos apurados na Geórgia, ele obteve dianteira de 917 votos no estado. A apuração final tende a beneficiar o democrata, porque devem entrar na contagem votos antecipados com tendência a favor dele.

O presidente Donald Trump, se Biden confirmar a Geórgia, poderia, numa combinação improvável de resultados nos estados, alcançar apenas 269 votos no Colégio Eleitoral e empatar com Biden, jogando a decisão para as delegações dos 50 estados e do Distrito de Colúmbia na Casa dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil.

Mas essa hipótese é muito baixa porque Biden está em posição de vencer na Pensilvânia, onde pode virar, e nos estados do Arizona e de Nevada, nos quais pode confirmar a dianteira que já tem na apuração. A Pensilvânia tem 20 delegados no Colégio Eleitoral. Arizona, 11, e Nevada, 6.

Com esses 3 estados, Biden alcançaria 306 votos no Colégio Eleitoral contra 232 de Trump, irônica e exatamente o mesmo placar obtido pelo republicano na surpreendente vitória quatro anos sobre Hillary Clinton.