Topo

Kennedy Alencar

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem Datena no páreo, França deve disputar Senado e apoiar PT para governo

Colunista do UOL

30/06/2022 16h53Atualizada em 30/06/2022 20h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a desistência de José Luiz Datena (PSC) de concorrer ao Senado, o ex-governador Márcio França (PSB) deverá abandonar a pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes e apoiar Fernando Haddad (PT) ao governo do Estado.

França deverá ser candidato ao Senado, com apoio do PT e de outros partidos aliados. Numa conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta passada, o ex-governador alegou que, com Datena na disputa pelo Senado, ele teria uma eleição muito difícil. O principal obstáculo foi removido hoje com o anúncio de Datena de que continuará a ser apresentador de TV.

Efeito Datafolha

Havia expectativa no PT de que a pesquisa Datafolha, divulgada hoje, trouxesse Haddad em posição superior a França na disputa pelo governo, o que também reforça a articulação de Lula para que o ex-governador dê apoio ao petista na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. No cenário em que o ex-governador do PSB aparece como candidato ao governo, Haddad marca 28% contra 16% de França.

Esse dado fortalece a pressão pela saída de França da disputa pelo governo, aceitando concorrer ao Senado na chapa de Haddad. Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin estão empenhados nessa articulação.

No cenário sem França, Haddad obtém 34%. Em segundo lugar, estão numericamente empatados o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos com 13%.

Lula ganha, Bolsonaro perde

Com Datena fora da disputa eleitoral, há ganhos políticos para Lula e Haddad. Sem o apresentador de TV como candidato forte ao Senado, o palanque do presidente Jair Bolsonaro se enfraquece no principal colégio eleitoral do país, o que é positivo para o ex-presidente petista.

Haddad ganha porque a saída de Datena facilita a articulação para obter o apoio de França ao mesmo tempo em que enfraquece a pré-candidatura de Tarcísio de Freitas, nome de Bolsonaro para o Palácio dos Bandeirantes.