Topo

Leonardo Sakamoto

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Celebrar Cláudio Hummes é ato de resistência no país da desigualdade social

Colunista do UOL

04/07/2022 18h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, fez de sua vida uma opção pelos mais pobres. Apesar desse caminho estar claro nas palavras sagradas do Novo Testamento, não são muitos os líderes religiosos com coragem de trilhá-lo. Ou com vontade.

Em um país com uma diabólica concentração de renda e uma infernal desigualdade social, como o nosso, muitos optam pelo lugar quentinho da conformidade, lembrando ao rebanho que o sofrimento nesta vida vale créditos para a próxima.

Durante as greves de metalúrgicos do ABC, na década de 1970, o então bispo de Santo André apoiou o movimento. Subiu em caminhões para falar aos trabalhadores nas portas das fábricas, organizou arrecadação de alimentos às famílias dos grevistas, abrigou reuniões de dirigentes sindicais quando a ditadura as proibiu, abriu as portas da igreja para proteger os operários e suas famílias.

E, ao peitar a ditadura militar, alinhou-se a figuras como Paulo Evaristo Arns e Pedro Casaldáliga, que também tiveram coragem na hora mais sombria.

Hummes, que presidiu a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, ajudou a criar a Rede Eclesial Pan-Amazônica e foi relator geral do Sínodo Pan-Amazônico, defendeu o meio ambiente e suas populações.

"Aos povos indígenas devem ser restituídos e garantidos o direito de serem protagonistas de sua história, sujeitos e não objetos do espírito e da ação do colonialismo de ninguém."

Cláudio Hummes se retirou nesta segunda (4). O que me fez lembrar de outro bispo que também descansou, em dezembro passado. Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em 1984, por sua luta contra o apartheid e o racismo na África do Sul, uma vez disse que "se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor".

Em tempos em que empresários amigos do governo divulgam orgulhosos a sua ignorância, defendendo que a Suprema Corte seja neutra diante da opressão, relembrar a vida de Cláudio Hummes é um ato de resistência.