Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Contribuinte de SP banca ‘AirBnb’ de Bolsonaro para ensaiar defesa do golpe

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai hospedar Jair Bolsonaro (PL), neste final de semana, no Palácio dos Bandeirantes para que o seu ex-chefe prepare o depoimento que dará ao STF no processo em que é réu por tentar transformar a democracia brasileira em geleia. A informação é de Bruno Ribeiro, da Folha de S.Paulo.

Em outras palavras, o ex-presidente conseguiu um Airbnb pago pelo contribuinte paulista para que ele possa se reunir com seus advogados, assessores de comunicação e assistentes políticos e se preparar para enfrentar o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e demais membros da Primeira Turma da corte..

Não tenho dúvida nenhuma que uma parte dos contribuintes de São Paulo chancelaria a oferta do governador, aceitando de bom grado contribuir com isso. Contudo, outra parte deve achar um absurdo a estrutura pública do seu estado ser usada para defesa privada de uma pessoa acusada de golpe de Estado.

Entende-se que Tarcísio de Freitas vai pagar uma série de pedágios se quer ter a benção de Bolsonaro, caso resolva se candidatar à Presidência da República no ano que vem, e, por conseguinte, os votos da extrema direita. Mas Airbnb para defesa de golpe, é um pouco demais.

Pelo menos, há uma triste coerência. O Palácio do Alvorada foi palco de conspiração em 2022, o Palácio dos Bandeirantes é palco da defesa dessa conspiração em 2025.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL