Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Comitiva brasileira vai a dois eventos na posse de Trump

Deputados e senadores do Brasil que estão nos Estados Unidos para posse do presidente Donald Trump planejam ir a pelo menos dois eventos oficiais: o desfile da vitória, na tarde deste domingo (19), e a cerimônia de posse, nesta segunda (20).

Esses eventos são abertos ao público, com ingressos distribuídos pela internet.

A expectativa do grupo é que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro consigam encontrar Trump em um dos eventos privados após as agendas abertas, e que Eduardo seja o porta-voz de um pedido para que o presidente suspenda o visto dos Estados Unidos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Eduardo Bolsonaro já esteve em diversos eventos com Trump, inclusive na casa do americano na Flórida. À Folha de S.Paulo, disse avaliar existir risco real de que Moraes perca o visto.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi autorizado por Moraes a viajar para os Estados Unidos.

Bolsonaro foi convidado, mas não poderá participar dos eventos por estar proibido de sair do país. Ele é investigado no STF em ações que estão na alçada de Moraes.

Na decisão em que vetou a viagem do ex-presidente, o ministro citou uma entrevista do ex-presidente ao UOL em novembro de 2024, na qual ele mencionou a possibilidade de se refugiar em uma embaixada para evitar prisão.

Bolsonaro acompanhou Michelle ao aeroporto e disse estar constrangido por não poder ir à posse de Trump.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.