Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

STF projeta 2025 de embate com o Congresso por denúncia contra Bolsonaro

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) projetam para 2025 um acirramento do embate com parlamentares bolsonaristas por causa da provável denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nos bastidores, se preparam para uma "subida de tom" nos ataques feitos por deputados e senadores na tribuna e nas redes sociais.

A expectativa é que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ofereça denúncia contra Bolsonaro ainda no primeiro trimestre. A partir daí, cabe ao Supremo decidir se recebe ou não a acusação.

Isso deve levar parlamentares da oposição à ofensiva contra a Corte, apresentando projetos no Congresso para restringir os poderes dos ministros e fazendo campanhas em redes sociais, além de discursos na tribuna, para pressionar os magistrados, segundo integrantes do tribunal.

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado.

O relator é o ministro Alexandre de Moraes. Se a denúncia for oferecida, o ministro abre prazo para as partes terem acesso ao material e indicarem testemunhas, entre outros trâmites burocráticos.

A perspectiva entre integrantes do tribunal é que a Primeira Turma do STF decida até junho se abre ou não ação penal — e, portanto, se o ex-presidente se torna réu no Supremo. O objetivo é concluir o processo até dezembro para evitar pressões em 2026, ano eleitoral.

Cada etapa dessas deve ser alvo de uma "gritaria da oposição", nas palavras de um magistrado ouvido pela coluna.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.