Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem ação prática, abaixo-assinado é ferramenta inútil

Colunista do UOL

28/07/2022 18h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta quinta-feira (28), falei sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) , que afirmou, em evento do PP (Partido Progressista), que não precisa de "cartinha nenhuma" para defender a democracia.

Organizada por um grupo de ex-alunos da Faculdade de Direito da USP, a 'Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito' conta com assinaturas de banqueiros, empresários, juristas, atores e outras personalidades.

O documento tem sua importância porque dá espaço a vozes que precisam ser ouvidas neste momento, mas apesar da boa iniciativa, sem atitude prática, corre o risco de ser apenas uma ferramenta sem utilidade.

É preciso deixar claro que um abaixo-assinado é um instrumento importante para uma negociação, mas precisa ir além disso. Mais importante do que o número de assinaturas - que no caso da carta pela democracia ainda é baixo se comparado a documentos por outras causas - é a ação daqueles que têm poder e condições de fazer algo prático.

O manifesto, que desde que foi divulgado oficialmente tem sofrido ataques de hackers, deve ser lançado no dia 11 de agosto, em um evento na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. É muito simbólico o lançamento nas arcadas e nessa data específica. Além de ser o Dia do Advogado, é o dia da fundação da faculdade que, junto com a faculdade de direito do Recife, foram as primeiras do país.

O prédio onde a carta será lida completará 195 anos de funcionamento ininterrupto e uma história consistente de defesa dos direitos dos cidadãos, da democracia e das liberdades individuais.

Na Live UOL de hoje, falamos também sobre outra carta pró-democracia, esta do Ministro da Defesa e sobre a comparação de pedalada com motociata, feita pelo ex-presidente Lula (PT).

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.