Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Julgamento na beira da eleição mostra que Deltan é o Lula da vez

Colunista do UOL

09/08/2022 19h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta terça-feira (09), comentei as condenações, pelo TCU (Tribunal de Contas da União), de Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Operação Lava Jato no MPF (Ministério Público Federal), de Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, e de José Vicente Romão, ex-chefe da Procuradoria da República no Paraná.

Os três tiveram contas referentes a diárias e passagens consideradas irregulares pelo TCU e foram condenados a indenizar os cofres públicos em mais de R$ 3,43 milhões. Eles podem recorrer da decisão.

As condenações por parte do TCU, na beira das eleições —quando um dos condenados é candidato, aliás— revelam o uso político de um tribunal que parece não ver gravidade em colocar em risco sua credibilidade para a análise de contas de qualquer que seja o próximo governo.

Um julgamento às vésperas das eleições mostra-se muito simbólico e soa como um aviso em forma de troco: vai acontecer com você o mesmo que aconteceu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na Live UOL, falamos também sobre a entrevista do presidente Jair Bolsonaro ao Flow Podcast, onde repetiu a série de mentiras, que costuma contar em seus discursos e lives semanais

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.