Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro está 'consertando lâmpada' para conseguir vencer no 2º turno

Colunista do UOL

06/10/2022 19h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta quinta (6), falei sobre a estratégia do presidente Jair Bolsonaro (PL) de lançar, às vésperas do segundo turno da eleição, um programa de perdão de até 90% das dívidas para 4 milhões de pessoas.

O anúncio foi feito no Palácio da Alvorada, com transmissão pelas redes sociais. Segundo o candidato à reeleição, os detalhes devem ser apresentados nos próximos dias pela presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques.

"Ela (a presidente da Caixa) vai anunciar um programa: 'Vá para o azul'. Vai mexer com a vida de 4 milhões de pessoas que têm dívidas na Caixa Econômica, e 400 mil empresas que têm dívidas. O programa dela é o seguinte: quem tem dívida, vai para a negociação, pode ser perdoado em até 90%", disse o presidente.

Ao mexer com o bolso dos brasileiros, Bolsonaro coloca em prática uma boa estratégia para que esqueçam sua gestão desastrosa da pandemia —e talvez até mesmo sua imagem imitando pessoas morrendo sem ar. O presidente sabe que perdoar dívidas é algo poderoso, já que quem está no vermelho não dorme, se sente envergonhado e sofre com um pesado componente moral.

A tática remete a algo sempre lembrado por velhos políticos: você pode lutar por uma estrada que uma cidade deseja há 20 anos, abrir caminho, construir essa estrada, todos os serviços, até o dia em que a lâmpada de um dos postes seja quebrada. Quem aparecer na semana da eleição e trocar essa lâmpada é que vai ter voto e não quem construiu a estrada.

Às vésperas do segundo turno, Bolsonaro resolveu consertar a lâmpada. E sabe que isso dá votos porque foi assim que sempre se elegeu.

Na Live UOL, falamos também sobre as críticas do ex-presidente Lula (PT) aos bloqueios de orçamento das universidades e institutos federais, feitos pelo governo; e sobre os resultados do projeto-piloto do teste de integridade das urnas eletrônicas, que teve 100% de aprovação, segundo o TSE.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.