Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O Brasil está precisando de um exército de picolés de chuchu

Colunista do UOL

03/11/2022 19h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta quinta-feira (3), falei sobre a primeira reunião do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), no Palácio do Planalto.

Alckmin foi escolhido pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para coordenar a equipe de transição do governo, que deve iniciar seus trabalhos na semana que vem. Ciro Nogueira, por sua vez, chefia essa etapa pelo lado do governo Bolsonaro.

"Nós deveremos começar a partir de segunda-feira [7 de novembro]. Todo o fluxo de informações foi conversado, vamos encaminhá-lo para o ministro Ciro Nogueira, e a transição será instalada com o objetivo da transparência, planejamento, de continuidade dos serviços prestados à população e que a gente possa, nesse período, ter todas as informações para poder dar continuidade aos serviços e nos prepararmos para a posse", disse Alckmin —que definiu a primeira conversa como "proveitosa e objetiva".

Além de Ciro Nogueira, participaram também do encontrou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos, e uma equipe de assessores do governo Bolsonaro.

Depois da reunião, Alckmin afirmou que Lula é o responsável pelo comando dessa etapa de transição. "Ele é o presidente e comanda todo o processo. Ele tirou uns dias merecidos de descanso. Está voltando no domingo e, na segunda-feira, já teremos um conjunto de reuniões de trabalho para poder avançar na transição."

Sem o temperamento sanguíneo que dominou a política nos últimos anos e com um estilo menos contestador e provocador do que o de Lula, Alckmin talvez tenha chegado para amansar um pouco os ânimos e pacificar o ambiente.

Com sua calma característica —estilo que tem funcionado até aqui—, o vice-presidente eleito mostra que uma boa solução para este momento do Brasil seria deixar a política nas mãos dos adultos e compor um exército formado por picolés de chuchu.

Na Live UOL, falamos também sobre o vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual pede a seus apoiadores a liberação do trânsito nas rodovias.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.