Topo

Maurício Ricardo

Memes fazem Gretchen virar nossa embaixadora da Paz

Gretchen: agora os iranianos a conhecem - Reprodução/Instagram
Gretchen: agora os iranianos a conhecem Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

07/01/2020 15h54

Depois da ação dos EUA no Iraque, que culminou com a morte do general Soleimani, líder iraniano, o governo Bolsonaro apressou-se em divulgou uma longa e confusa nota oficial. Chama a atenção o fato dela ser mais alinhada com os interesses e com o discurso de Donald Trump do que as notas de outras potências como a Inglaterra (velha aliada de sua ex-colônia), França, Alemanha e China. O governo iraniano, em consequência, convocou um representante do Brasil para explicar a declaração. Ouso dizer que é por não tê-la entendido mesmo.

Para nossa sorte, esse é um tempo em que a política se faz também pelo Twitter. E as redes sociais são a nossa praia: o Brasil está para os memes assim como os Estados Unidos estão para o poderio bélico: imbatível.

Embaixadora da paz

Não demorou para que, com a ajuda do Google Translator, a mensagem de paz do povo da Internet brasileira atravessasse o mundo e despertasse a simpatia dos iranianos, ganhando espaço na mídia nacional e dando a eles pelo menos um sorriso, nesses duas de luto e comoção.

E foi assim que Gretchen, a Rainha do Bumbum dos anos 80 - e atual soberana absoluta dos memes - tornou-se nossa embaixadora da Paz, fazendo pelo país mais que o chanceler Ernesto Araújo. Veja o Vídeo: