Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo diz que Presidência se omite ou fomenta violência contra jornalistas

Equipe da TV Bahia é agredida por seguranças e apoiadores de Bolsonaro - Reprodução/TV Globo
Equipe da TV Bahia é agredida por seguranças e apoiadores de Bolsonaro Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

12/12/2021 18h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Equipes da TV Bahia, afiliada da Globo, e da TV Aratu, afiliada do SBT, foram agredidas neste domingo em Itamaraju por seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durante a visita dele à região, atingida pelas chuvas no sul da Bahia.

Segundo o relato dos profissionais e vídeos divulgados nas redes sociais, os repórteres das duas emissoras tentaram se aproximar para entrevistar Bolsonaro, mas a equipe de segurança, formando uma espécie de "paredão", agiu para impedir a aproximação das duas equipes.

A repórter Camila Marinho foi agarrada pelo pescoço por um segurança, como num golpe de "mata-leão". Outro segurança tentou impedir que os jornalistas apontassem os microfones em direção a Bolsonaro. Ao ser tocado pelos microfones, um segurança ameaçou: "Se bater de novo vou enfiar a mão na tua cara. Não bata em mim". Um apoiador do presidente puxou os microfones.

Após a confusão, a assessoria de imprensa da Presidência acolheu os repórteres dos dois veículos e um dos integrantes da segurança pediu desculpas pelo que havia ocorrido.

Em nota, a Globo lembrou o incidente ocorrido em Roma, no final de outubro, quando os jornalistas que acompanhavam a viagem de Bolsonaro foram agredidos e empurrados por seguranças. E disse que os episódios levam a duas constatações: "Se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas".

Veja abaixo a nota da emissora:

"A TV Globo afirma que as agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.

As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália, no dia 31 de outubro, ensejam duas constatações: se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas.

Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa.

Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie. A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles".