Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comentarista Joel Pinheiro anuncia saída da JP News

O colunista Joel Pinheiro em participação no UOL News em 28 de dezembro de 2021 - Reprodução/ UOL News
O colunista Joel Pinheiro em participação no UOL News em 28 de dezembro de 2021 Imagem: Reprodução/ UOL News

Colunista do UOL

31/12/2021 14h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O comentarista Joel Pinheiro, uma das poucas vozes não governistas da Jovem Pan, anunciou nesta sexta-feira, último dia do ano, que está deixando a emissora. Ele era um participante fixo do programa "Morning Show".

Procurado pela coluna, Pinheiro afirmou que foi uma decisão sua, comunicada ao canal já há dois meses.

"Minha decisão de sair do Morning Show e da Jovem Pan veio porque estou querendo me dedicar mais a projetos meus, ao livro que estou escrevendo, às minhas redes sociais. E eu sentia que o tempo que a presença diária na mídia me cobrava, fora a energia mental, todo dia ali nas discussões, acabava me tirando muito a concentração".

Como já escrevi, o canal JP News busca produzir barulho e divertimento com debates em um espectro muito limitado do campo político, entre o centro e a direita, opondo bolsonaristas declarados a figuras com visão crítica sobre o governo. Pinheiro fazia parte deste segundo grupo.

O comentarista teve embates duros no programa com outros participantes. Também foi alvo de muitas ironias e, eventualmente, de desrespeito. Na véspera de sua saída, por exemplo, o ex-ministro Ricardo Salles o chamou de "Marino Silva" após um comentário relacionando as enchentes na Bahia ao impacto das mudanças climáticas no planeta

Perguntei a ele se o fato de ser alvo frequente da pressão de comentaristas de extrema-direita pesou na decisão. "Ocorreram situações ali em que o debate ficava muito acalorado de um jeito muito desagradável para os dois lados. Sem sombra de dúvida era uma situação desagradável quando acontecia, não era sempre, mas não foi fundamentalmente esse o motivo da saída".

Pinheiro continua atuando como colunista da "Folha" e comentarista do UOL News, entre outras atividades.