Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na Folha: Netflix e a arte de produzir barulho nas redes sociais

Colunista do UOL

01/01/2022 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num mundo em que as redes sociais se tornaram a fonte primária de informação de um número enorme de pessoas, o sucesso de um filme, uma série ou uma novela é medido não apenas pelos seus índices de audiência, mas também pelas "conversas" que produz. Estas conversas frequentemente são estimuladas por "influenciadores" pagos justamente com este objetivo. Mas também podem ocorrer espontaneamente, de forma "orgânica", como se diz.
(...)
A Netflix vem sendo bem-sucedida, mais do que as concorrentes, em transformar os seus produtos no assunto principal das redes sociais --em outros tempos estaríamos falando em colocar séries e filmes "na boca do povo". Repare que não se trata de uma discussão sobre qualidade ou relevância, mas sobre o fenômeno, realmente impressionante, que é a conversa caótica de milhares de pessoas sobre um mesmo assunto.
(...)
Não sei dizer se surgiu de forma espontânea ou veio de alguma agência de marketing a ideia de que situações e personagens do filme de Adam McKay tinham paralelo com situações vividas nestes anos Bolsonaro. Mas a comparação acionou uma discussão acalorada e divertida como há muito não se via. Para muitos, uma conversa até melhor que o filme.

Íntegra aqui