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Globo orienta jornalistas a não opinarem sobre participantes do BBB
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Jornalistas da Globo que aparecem no vídeo estão sendo orientados a não dar palpites nas redes sociais sobre os participantes do "BBB 22". O pedido está sendo feito de forma verbal pelas chefias.
A informação foi publicada originalmente pelo colunista Leo Dias no site Metrópoles e confirmada por mim com diferentes fontes. Os jornalistas da Globo não devem elogiar ou criticar os confinados no reality show da emissora.
A ordem ocorre dias depois de uma intervenção do diretor Boninho no Twitter, em resposta ao jornalista Rodrigo Carvalho, correspondente em Londres.
Na sexta-feira (14), dia do anúncio dos participantes, Carvalho, primeiro, achou graça de uma declaração de Lais, que é médica e disse ter atuado na linha de frente contra a covid. "É o mínimo", provocou, dizendo ser "Fora Laís".
Em seguida, após o anúncio da participante Eslovênia, o jornalista escreveu: "Preparando a sugestão de pauta 'Conheça a Eslovênia' pro Show da Vida de domingo". Foi quando Boninho respondeu: "Ô Rodrigo, cai na real e para de caçar click! Você não precisa disso!".
Confesso ter pensado, inicialmente, que Boninho estava brincando com Carvalho, mas a decisão de orientar os jornalistas da emissora a não darem palpite sobre o BBB indica que ele estava falando sério.
Em 2018, ao atualizar as diretrizes do Grupo Globo sobre uso de redes sociais por seus funcionários, a empresa observou: "E, quando essa pessoa é um jornalista, a sua atividade pública acaba relacionada ao veículo para o qual trabalha. Se tal atividade manchar a sua reputação de isenção manchará também a reputação do veículo".
O texto diz ainda: "Em sua atuação nas redes sociais, o jornalista deve evitar tudo o que comprometa a percepção de que o Grupo Globo é isento. Por esse motivo, nas redes sociais, esses jornalistas devem se abster de expressar opiniões políticas, promover e apoiar partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo".
Procurada, a Globo disse: "Os Princípios Editoriais são bastante claros em relação ao uso de redes sociais. Os jornalistas da Globo os conhecem bem. Não é preciso reiterá-los a todo instante."
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