Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro e Garotinho debatem sobre quem seria o mais perseguido pela Globo

12.fev.2022 - O presidente Jair Bolsonaro durante live - Reprodução/Facebook
12.fev.2022 - O presidente Jair Bolsonaro durante live Imagem: Reprodução/Facebook

Colunista do UOL

12/02/2022 21h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho têm algo em comum: ressentimento em relação à Globo. Ao se encontrarem neste sábado (12), para uma entrevista na rádio Tupi, os dois políticos tiveram a oportunidade de malhar o inimigo em comum.

Num momento cômico, Bolsonaro e Garotinho chegaram a duelar sobre quem sofre mais por causa da Globo. "Os ouvintes que acompanham o meu programa sabem o quanto eu sou perseguido pela Globo há anos e anos. O senhor está agora sentindo esse gostinho de perseguição das Organizações Globo", disse o ex-governador.

"Com todo respeito a você, acho que eu fui muito mais perseguido do que você, Garotinho. Muito mais", respondeu Bolsonaro. O ex-governador aceitou a derrota. "É porque o senhor é presidente. Eu fui governador".

Garotinho trouxe à baila um assunto que Bolsonaro adora: a renovação da concessão da Globo. "O que o senhor está pretendendo fazer? Uma época eu vi o senhor dizer se não tiver o documento perde o canal. É pra valer mesmo?", perguntou o ex-governador. Bolsonaro já fez várias ameaças à emissora. Desta vez, ao responder, o presidente disse: "Temos informações de que eles vão ter dificuldades". A resposta completa foi:

"A renovação da concessão da Globo é logo após o primeiro turno das eleições deste ano. E, da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia. É como quem já prestou serviço militar, quando vai pra parada matinal. Quem estiver faltando um botão vai ficar no pernoite. A Globo não vai fugir disso. Não tô perseguindo ninguém. Nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades. E nós não queremos perseguir ninguém."

As concessões pala exploração dos canais abertos de TV duram quinze anos. A detentora da outorga pede a renovação ao Ministério das Comunicações, que encaminha parecer ao Palácio do Planalto. A Presidência envia sua posição ao Congresso, que delibera pela renovação ou não. O pedido passa por comissões temáticas e pelo plenário, na Câmara e no Senado. A não renovação exige votação nominal do Congresso.

Segundo relatou o Estadão, fontes do setor afirmam ser improvável uma derrubada, se os requisitos documentais estiverem atendidos, e que a não renovação exigiria motivos graves, como dívidas junto à União.

Bolsonaro disse a Garotinho que é perseguido pela Globo desde 2010:

"As acusações são de toda ordem. Pra mim, não começou quando eu era presidente. Desde 2010, eu comecei a sentir o peso da perseguição contra mim. Durante o ano da campanha, 2018, foi enorme isso daí. Eu era acusado de homofóbico, racista, tudo que se possa imaginar, sem prova nenhuma. Tudo era potencializado. Fizeram de tudo para me derrubar. Não conseguiram. Sempre disseram em Brasília, com todo respeito, eu sou um herói nacional: ninguém resiste a dois meses de Globo. Estamos resistindo já há três anos de governo, mais o período lá de trás."

Garotinho concluiu o assunto dizendo: "São muito poderosos. Costumo dizer que se tornaram um partido político. Acham que podem eleger quem quiser, tirar quem quiser. Mas a história não é bem assim, o povo tem soberania".