PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Manhattan Connection volta no YT com reportagem de Lucas Mendes na Ucrânia

Lucas Mendes foi a Lviv para relatar a situação da Ucrânia na estreia de nova temporada do "Manhattan Connection" - Reprodução
Lucas Mendes foi a Lviv para relatar a situação da Ucrânia na estreia de nova temporada do "Manhattan Connection" Imagem: Reprodução
só para assinantes
Mauricio Stycer

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o "Lance!" e a "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Adeus, Controle Remoto" (editora Arquipélago, 2016), "História do Lance! ? Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo? (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011). Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Colunista do UOL

01/04/2022 13h37

Seis meses depois de deixar a TV Cultura, numa passagem que não deixou boas lembranças, o "Manhattan Connection" estreou nesta sexta-feira (01) em novo endereço: o canal de notícias MyNews, no YouTube.

Lucas Mendes ancorou o programa de estreia de Lviv, na Ucrânia. Foi acompanhado por Caio Blinder e Mara Luquet, de Nova York, e contou com a presença, como convidado, de Diogo Mainardi, em Veneza.

Perto de completar 78 anos, Lucas abriu o programa com uma fala bem-humorada sobre o peso da idade: "Meus amigos me perguntam se não estou muito velho para este tipo de cobertura. Eu estou velho para tudo. Estou velho para jogar tênis e jogo quatro vezes por semana. Estou velho para álcool e tomo vinho todos os dias. Sexo? Esse é virtual, tenho ótimas lembranças. Mas eu não me sinto velho. Vim porque eu pedi e MyNews topou".

O jornalista circulou por Lviv, ouviu gente na rua, visitou a redação de um jornal e foi a um abrigo antibomba, usando colete e capacete, acompanhando uma família de ucranianos. Ele deve deixar a Ucrânia neste domingo, rumo à Polônia.

Fiel à tradição de comentários sempre contundentes e desabridos, o programa se colocou abertamente em defesa do governo ucraniano e contra Putin, chamado de "o bully". "Eu vim pelo Zelensky. Achando que ia ver o Zelensky morto. Agora, acho que não só vou ver o Zelensky vivo, como é o homem do século", disse Lucas.

O "Manhattan Connection" nasceu no GNT em 1993 e migrou para a GloboNews em 2011, onde permaneceu até novembro de 2020. Em janeiro de 2021, estreou na Cultura, onde ficou até setembro.

O MyNews foi lançado em 2018 por Mara Luquet, ex-comentarista de economia e finanças da Globo, e Antonio Tabet, criador e sócio do Porta dos Fundos. O canal conta com 540 mil seguidores no You Tube.