Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em "recomeço", Adriana Araújo estreia telejornal na Band sem teleprompter

Adriana Araújo vai apresentar o "Boa Tarde, São Paulo", na Band, onde pretende adotar um tom de conversa, sem ler notícias - Comunicação Band
Adriana Araújo vai apresentar o "Boa Tarde, São Paulo", na Band, onde pretende adotar um tom de conversa, sem ler notícias Imagem: Comunicação Band

Colunista do UOL

04/04/2022 07h01Atualizada em 04/04/2022 16h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um ano e 16 dias depois de deixar a Record, a jornalista Adriana Araújo estreia na Band nesta segunda-feira (4), às 14h, comandando um novo telejornal. Vai se chamar "Boa Tarde, São Paulo", terá 30 minutos de duração e, principal novidade, a apresentadora improvisará o texto, sem ler notícias no teleprompter.

Andando pelo estúdio, conectada a um ponto eletrônico, a apresentadora vai dispensar o aparelho, apelidado de TP (e invisível aos olhos do espectador), no qual corre o texto com as notícias a serem lidas.

"Para não dizer que é zero TP, vou ler a escalada (a relação das principais notícias do dia), para dar um ritmo de escalada, e eventualmente alguma nota que chegar de última hora, comigo já no ar", conta Adriana ao UOL. "A ideia é de um jornal mais conversado. Contar as notícias e não ler as notícias. Sem aquelas cabeças prontas e muito padronizadas. E mais dinâmico".

Adriana trabalhou na Record por 15 anos. Apresentou o "Jornal da Record", principal telejornal da emissora, por mais de uma década (entre 2006 e 2009 e de 2013 a 2020). Foi afastada em junho de 2020, após reclamar internamente da linha editorial.

Ao deixar o canal em março de 2021, ela disse: "Fui repórter do começo ao fim desse ciclo, ao persistir na defesa da notícia, da verdade. E quero me lembrar daqui 20 ou 30 anos que, num dos momentos mais dramáticos da humanidade, me posicionei ao lado da ciência e da vida".

Hoje ela diz: "Estou feliz. É um recomeço pra mim. E estou feliz com este recomeço. É hora de olhar pra frente. Minha filha sempre me disse uma frase, neste um ano em que fiquei fora da TV: 'Um momento difícil não pode acabar com seu amor pela sua profissão.' Ela estava certíssima. Um momento difícil não encerrou uma trajetória. Ficou pra trás. É hora de olhar pra frente. E estou bem feliz aqui."

"Boa Tarde, São Paulo" pretende ser um telejornal com foco não apenas na capital, mas nos municípios da região metropolitana. Adriana garante que não será um jornal centrado no noticiário policial. "Vai falar de desafios da cidade, problemas, boas iniciativas, soluções, serviço. Vai ter polícia quando justificar". E também de política, quando houver noticiário quente a respeito.

Como apresentar um telejornal sem ler as notícias? Adriana explica: "Eu vou ficar junto com os editores a manhã toda. Vou acompanhar a produção de todo o jornal. Não chego pra apresentar. Esse é o desafio", diz. Ao longo da manhã, a apresentadora vai conversar com os repórteres que estão na rua "para sentir deles o que tem de mais relevante, que merece destacar". Assim, quando estiver no ar, não precisará ler nada. "Eu já conversei com eles antes, já estou sabendo o que está acontecendo".

Telejornal deixa a Band em terceiro lugar

O "Boa Tarde, São Paulo" registrou média de 2,2 pontos na sua estreia, nesta segunda-feira (4), deixando a Band em terceiro lugar, junto com o SBT. Segundo os dados prévios de audiência da Kantar Ibope, o resultado do telejornal apresentado por Adriana Araújo representa um crescimento de 71% se compararmos com a média da faixa horária das últimas quatro semanas. Na faixa de confronto, os resultados foram: Globo 10,5 pontos, Record 8,6, SBT 2,1 e Rede TV 0,1%.