Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: Debates na TV exercitam a democracia no Brasil de Lula x Bolsonaro

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) são, até o momento, os principais candidatos ao Planalto                              -  REPRODUçãO
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) são, até o momento, os principais candidatos ao Planalto Imagem: REPRODUçãO

Colunista do UOL

07/08/2022 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A história dos debates eleitorais na TV brasileira, a partir da década de 1980, é feita de altos e baixos, como a nossa democracia, de certa forma. Os primeiros debates no período da redemocratização ocorreram ainda sob a lembrança do célebre duelo entre Kennedy e Nixon, travado antes da disputa presidencial americana de 1960. Pesquisas indicaram que a série pioneira de quatro embates entre os dois candidatos influenciou o voto de parcela considerável dos eleitores.
(...)
A aversão ao potencial risco dos duelos na TV também levou candidatos e partidos a incluírem, ao longo dos anos, uma série de regras que engessam os encontros e diminuem as chances de prejuízo à imagem dos participantes. Os debates se tornaram supercontrolados e tediosos.
(...)
Num momento como o atual, de abertas ameaças à democracia, os debates voltam a ganhar enorme importância. Não para influenciar o resultado das eleições, mas pelo que representam. Mesmo que engessados por excesso de regras, eles se tornam um símbolo da convivência entre lados e ideias diferentes. Um exercício democrático, enfim.

Íntegra aqui