Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com a presença de todos, debate pode afastar de vez as ameaças golpistas

Colunista do UOL

19/08/2022 13h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O debate presidencial previsto para o dia 28 de agosto nos estúdios da Band ganhou uma importância simbólica nestas eleições. Organizado por UOL, Folha, TV Cultura e Grupo Bandeirantes, será a oportunidade de confirmar que o processo eleitoral segue no trilho democrático e ajuda a desanuviar o clima de ameaças golpistas.

As campanhas de Bolsonaro e Lula ainda não confirmaram oficialmente presença no debate, mas interlocutores já sinalizaram que os dois devem aceitar o convite. Em caso de ausência de algum candidato, a cadeira destinada a ele ficará vazia.

No sorteio que já definiu as posições que cada candidato ocupará no estúdio, Lula acabou ficando no pior lugar, entre Bolsonaro e Ciro. Mas, como observou o colunista Tales Faria, no UOL News, talvez seja uma oportunidade para o candidato petista se aproximar do pedetista. A ver.

Pela ordem do sorteio, acompanhado pela assessoria dos candidatos, o posicionamento será o seguinte: Luiz Felipe d'Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes (PDT).

Lula e Bolsonaro, que estão polarizando estas eleições, segundo as pesquisas eleitorais, também ainda não confirmaram presença no debate promovido por CNN, SBT, Estadão, Rádio Eldorado, Veja, Rádio Nova Brasil e Terra, marcado para 24 de setembro.

O pool informou esta semana que as regras do encontro já foram aprovadas pelos integrantes das campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Avila (Novo).