Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CNN Brasil muda o comando em busca de audiência e anunciantes

João Carlos Camargo foi nomeado novo  presidente da CNN Brasil, em substituição a Rubens Menin, principal acionista da empresa - Divulgação
João Carlos Camargo foi nomeado novo presidente da CNN Brasil, em substituição a Rubens Menin, principal acionista da empresa Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

29/10/2022 11h46Atualizada em 31/10/2022 11h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma troca no comando da CNN Brasil, anunciada apenas internamente na sexta-feira (28), deve mudar os rumos do canal nos próximos meses. O principal sócio, Rubens Menin, deixou o cargo de presidente do conselho executivo, ou "executive chairman", e nomeou para o seu lugar o empresário João Carlos Camargo. A notícia foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, na Folha.

Acionista do grupo Camargo GC2, proprietário das rádios Alpha FM, 89 Rádio Rock, Nativa e Disney e sócio da BandNewsFM, Camargo foi chamado para assumir funções executivas. "Não vai ser rainha da Inglaterra", como se diz. Camargo preside também o grupo Esfera Brasil, que tem como associados alguns dos maiores empresários brasileiros e tem promovido debates com figuras públicas sobre a situação política e econômica do país.

Menin decidiu fazer a mudança após manifestar insatisfação com os resultados econômicos e de audiência do canal. A situação coloca pressão sobre a CEO Renata Afonso, hás 18 meses no comando da CNN Brasil. Em sua gestão, Renata investiu na chamada programação "soft", buscando atrair novos anunciantes, mas não teria sido bem-sucedida na tarefa. Da mesma forma, não "entregou" os números de audiência que o empresário queria.

Em comunicado interno, na sexta-feira, Renata informou aos funcionários sobre a chegada de João Camargo: "Tenho certeza de que ele contribuirá fortemente para o sucesso da CNN Brasil". E acrescentou:

"Chegamos à reta final da eleição presidencial e gostaria de parabenizar todo o nosso time de jornalistas e das áreas corporativas pelo trabalho realizado até aqui. Vamos em frente, com foco total na cobertura jornalística deste que é o principal evento da história da empresa e que já bateu todos os recordes, registrando o maior pico e a maior média de audiência desde a nossa estreia".

Como revelou o site TV Pop, em reunião com a redação, na noite de sexta, Renata transmitiu a impressão de que não pretende deixar o canal. E que vai aguardar o novo presidente executivo manifestar os seus planos. Na visão da CEO, neste momento, a única prioridade é a cobertura das eleições.

Não houve divulgação de comunicado à imprensa sobre a chegada de Camargo. A empresa quis oficializar a mudança ainda antes da eleição para evitar especulações de que a movimentação teria relação com o resultado das urnas.

À frente da Esfera, o empresário tem mostrado um bom relacionamento com diferentes espectros políticos. Tanto Lula (PT) quanto Bolsonaro (PL) participaram de eventos na sua empresa neste período eleitoral.

Esta semana, em coluna publicada na Folha, mostrei que decisões editoriais extemporâneas da CNN Brasil deixam o espectador com a suspeita de que o canal está adotando um ponto de vista complacente com o governo num momento crítico da história.

Esse texto foi alterado às 20h47 para excluir a informação de que Renata Afonso foi surpreendida pela nomeação de João Camargo.