Natália Portinari

Natália Portinari

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Rei do lixo': Nunes Marques é relator de inquérito que atinge União Brasil

O ministro Kassio Nunes Marques foi sorteado relator da Operação Overclean, que apura um esquema de desvios de emendas parlamentares e recursos públicos por um grupo de empresários da Bahia que tem ligação com políticos da cúpula do União Brasil.

O inquérito foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) após o surgimento de novos indícios ligando os fatos sob investigação ao deputado federal Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara. Elmar não se manifestou sobre as suspeitas.

Elmar tem relação próxima com um dos investigados, o empresário Marcos Moura, conhecido como "rei do lixo". Ele é filiado ao União Brasil e integra os órgãos de direção do partido, como mostrou o UOL. Em busca e apreensão contra o empresário em dezembro, a PF encontrou documentos de uma transação imobiliária entre ele e Elmar.

Em um primeiro momento, o fato não foi considerado suspeito, porque a transação foi regularmente registrada. Após o surgimento de novos indícios, a PF passou a avaliar que a transação imobiliária também poderia ter relação com os fatos investigados.

Dentre os novos elementos apontados pela investigação está o envio de emendas parlamentares de Elmar para o município de Campo Formoso que abasteceram empresas do grupo investigado —esses repasses foram revelados pelo UOL.

O prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento, é irmão de Elmar. Além disso, o primo deles, Francisquinho Nascimento, era secretário municipal e chegou a ser preso por suspeita de receber propina do grupo criminoso em troca de fraudar licitações.

A PF ainda aponta a existência de citação a um assessor de Elmar nos diálogos apreendidos nos telefones celulares.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.