Natália Portinari

Natália Portinari

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Fraudes no INSS: ex-deputado do PSB orientou vítimas a não informar bancos

O ex-deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) publicou um vídeo, em novembro de 2024, pedindo que aposentados não informassem os bancos sobre descontos não autorizados em suas contas do INSS.

Presidida por Vilson, a Fetaemg é uma entidade sindical filiada à Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), uma das suspeitas de fraudar autorizações para tirar dinheiro de beneficiários do INSS.

"Se você perceber que no seu provento tá tendo algum tipo de desconto que você não autorizou, peça um extrato ao gerente, ao funcionário do banco. Mas não vai conversar isso com ele, não. Vai lá, conversa com o seu sindicato", afirmou.

"O sindicato é sua ferramenta de trabalho, de proteção e de defesa. Se o sindicato não souber o que é, ele vai procurar nós, aqui da Fetaemg, e se nós tivermos alguma dificuldade vamos procurar Brasília, a Contag", diz no vídeo, que foi republicado em suas redes sociais após a operação da PF, em abril.

Procurado pelo UOL, Vilson disse que "o banco te enrola", e por isso deu a orientação. "O banco dizia para o aposentado 'isso é coisa do sindicato'. Jogava a gente como se fosse o demônio. O banco tem tanto penduricalho que ele não te explica o que são as coisas."

Após a publicação desta reportagem, a Fetaemg enviou uma nota de esclarecimento (leia abaixo). O presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse, em nota, manifestar "completa discordância" das afirmações do ex-deputado.

"O PSB reitera seu total apoio à apuração rigorosa das fraudes, com a expectativa de que sejam responsabilizados e punidos todos os envolvidos no esquema."

O vídeo é uma resposta a uma explosão de ações judiciais contra os descontos em Minas Gerais. No final do ano passado, já havia mais de 400 ações contra a Contag no estado movidas por pensionistas.

Vilson contratou advogados através da Fetaemg para defender a Contag nessas ações, segundo documentos obtidos pelo UOL.

Continua após a publicidade

Durante a vigência do suposto esquema, a Contag arrecadou mais de R$ 2 bilhões, segundo a Polícia Federal. A investigação mostrou que o dinheiro veio de descontos nos vencimentos de mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas.

A Fetaemg recebia por volta de 15% dos valores que arrecadava, o que gerava uma receita aproximada de R$ 500 mil por mês com contribuições de aposentados rurais de Minas Gerais.

Vilson nega ter cometido irregularidades. "Nós vamos provar, nós temos documentos. Nosso desconto era de apenas 2%, tinha entidade que era 4%, 5%. Essa avalanche de entidades que fizeram maracutaia foi do governo Bolsonaro para cá", afirmou.

Como mostrou o UOL, em 2021, quando era deputado, Vilson foi um dos autores de uma emenda em uma medida provisória que adiou o prazo para que as associações tivessem a obrigação de renovar as autorizações de descontos.

O atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz, também foi autor da emenda, que sugeria que as associações só precisassem renovar autorizações a cada três anos, a partir do final de 2023.

O Congresso aprovou uma extensão menor, de três anos a partir do final de 2022. No ano seguinte, porém, uma alteração inserida em outra medida provisória acabou totalmente com a necessidade de renovar as autorizações.

Continua após a publicidade

Os acordos do INSS com as entidades foram cancelados agora, após a operação da PF e da CGU (Controladoria-Geral da União). O governo disse que irá devolver os valores diretamente nas contas dos aposentados.

Ao todo, a PF tem atualmente em andamento 13 inquéritos em cinco estados para investigar as fraudes no INSS: Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Distrito Federal e São Paulo. No caso da Contag, a investigação corre na Justiça Federal no DF.

(Nota de esclarecimento da Fetaemg: "É fundamental que os trabalhadores rurais e a sociedade tenham acesso à informação precisa e que não sejam prejudicados por interpretações equivocadas de conteúdos publicados. Destacamos que o vídeo produzido pela FETAEMG, no qual o presidente orienta os aposentados a procurarem o Sindicato, foi publicado inicialmente em novembro de 2024, antes da operação de investigação de fraudes do INSS. O objetivo desse vídeo foi alertar sobre a possibilidade de irregularidades nos descontos aplicados aos aposentados, incentivando aqueles que percebessem algo irregular a buscarem auxílio nas entidades sindicais. Essa orientação é essencial, pois o Sindicato é a entidade que representa a categoria, possuindo os meios necessários para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. O presidente da Fetaemg reforça que, durante seu mandato como deputado federal, atuou com galhardia para defender a manutenção do direito à aposentadoria especial para os trabalhadores rurais e não recebeu nenhum centavo do orçamento secreto, sempre atuando com ética e em prol dos trabalhadores do campo. A Fetaemg epudia veementemente qualquer ato de fraude ou conduta que possa prejudicar os trabalhadores rurais. Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade e a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, pautando nossas ações pela honestidade e pelo respeito às leis vigentes. Continuaremos firmes na luta por uma previdência social justa e transparente, atendendo às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de forma digna e honesta.)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.