Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Expectativa de acordo na Ucrânia; corrida eleitoral esquenta no Brasil

13.mar.2022 - Fumaça sobe em meio a prédios e veículos danificados após um ataque à base militar de Yavoriv - @BackAndAlive/via REUTERS
13.mar.2022 - Fumaça sobe em meio a prédios e veículos danificados após um ataque à base militar de Yavoriv Imagem: @BackAndAlive/via REUTERS

Pra começar a semana

Colunista do UOL

13/03/2022 18h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (13/3) da newsletter Pra Começar a Semana. Para assinar o boletim e ter acesso à agenda completa de eventos, clique aqui.

******************

Na Ucrânia, aumenta a violência dos ataques russos, mas ao mesmo tempo invasores e invadidos falam em acordo mais próximo e podem fazer nova rodada de negociações amanhã. Enquanto a paz não vem, o conflito leva tensão (e inflação) a várias partes do mundo.
...............
Bolsonaro.
O presidente entra em (ou acelera o) ritmo de campanha. Visita o Acre e a Bahia e deve participar de um evento por dia ao longo da semana.
...............
Lula.
Vai ao Paraná na sexta. Espera-se que participe da cerimônia de filiação ao PT do ex-governador Roberto Requião, (ex-)emedebista histórico.
...............
Eduardo Leite.
Há expectativa de que o governador do Rio Grande do Sul, derrotado nas prévias do PSDB, filie-se ao PSD e assuma a candidatura à Presidência abandonada por Rodrigo Pacheco.
...............
Propaganda eleitoral.
Começa na terça, no rádio e na TV.
...............
Janela partidária.
Continua aberto o período de troca de siglas para deputados.
...............
Mamãe Falei.
O deputado Arthur do Val, flagrado em declarações misóginas na Ucrânia, tem até quinta para entregar sua defesa à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo.
...............
Indicadores
. Na economia, dois destaques na semana: na quarta, o Copom define a taxa básica de juros (Selic), e na sexta o IBGE divulga os números do desemprego de janeiro.
...............
Semana do consumidor.
Tradição dos EUA que o comércio brasileiro tenta emplacar. Na terça, Tilt publica guias de compras com os principais produtos.
...............
Campeonatos estaduais.
Carioca já tem semifinal, e Paulistão, a última rodada da fase de classificação. Na quinta-feira, o clássico Corinthians X Palmeiras.
...............
Fórmula 1. Começa a temporada, com o GP do Bahrein. UOL Esporte mostra na terça tudo que mudou nos carros.
...............
Dia de São Patrício. É quinta-feira o St. Patrick's Day. Noite de cerveja verde.
...............
Faltam 202 dias para o primeiro turno das eleições.
...............
É a última semana do verão.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

A edição deste domingo da Pra Começar a Semana traz ainda os principais jogos de futebol da semana, as estreias no cinema e no streaming, a agenda da divulgação de estatísticas econômicas e dos julgamentos mais importantes do STF, a movimentação dos candidatos, projetos em votação no Senado, eleições e outros eventos no exterior e mais.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter Pra Começar a Semana e conhecer nossos outros boletins diários e semanais, clique aqui.