Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Greve, feriado e pandemia bagunçam calendário - e outros destaques

Edifício-sede do Banco Central, em Brasília - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Edifício-sede do Banco Central, em Brasília Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pra começar a semana

Colunista do UOL

10/04/2022 18h01Atualizada em 26/05/2022 11h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (10/4) da newsletter Pra Começar a Semana. Para assinar o boletim e ter acesso à agenda completa de eventos, clique aqui.

******************

A semana está fraca nos indicadores econômicos, por causa da greve dos funcionários do Banco Central.
...............
A Páscoa encurta o calendário dos dias úteis (e alonga o dos agradáveis), mexendo com as sessões no Congresso e no STF.
...............
Terminada a Páscoa, vem o feriadão de Tiradentes. E no calendário embolado da pandemia, é também Carnaval nas duas semanas, em São Paulo e no Rio.
...............
Lula.
Finalmente vai para o meio do povo. Mais precisamente, dos povos indígenas, no Acampamento Terra Livre, em frente ao Congresso.
...............
Bolsonaro.
Presidente deve viajar no feriado.
...............
Petrobras.
Assembleia da Petrobras discute nomes para presidir a empresa e seu Conselho de Administração.
...............
Volodymyr Zelensky.
O presidente da Ucrânia continua sua peregrinação virtual por Parlamentos estrangeiros.
...............
Escândalo(s) no MEC.
Sai a CPI do Balcão do MEC? O governo tenta impedir a criação da comissão, mas mesmo que consiga, a distribuição de verbas do FNDE deve continuar dando o que falar. Ônibus escolares mais caros do que deveriam, kits de robótica para escolas sem computadores, recursos intermediados por pastores e o que mais vier por aí.
...............
Gabriel Monteiro.
Denunciado pelo Ministério Público do Rio por ter filmado sexo com uma adolescente, o vereador do Rio também enfrenta acusações de fraude e de estupro. O que mais vai aparecer?
...............
Capitão Adriano.
Podem ter desdobramentos as gravações de familiares do ex-PM, acusado de chefiar milícia e grupo de matadores de aluguel. Nos áudios, conversas sobre "rachadinha" no gabinete de Flávio Bolsonaro e queima de arquivo por encomenda do Palácio do Planalto (!).
...............
Esporte. Na Liga dos Campeões, definição dos semifinalistas. Nova rodada da Libertadores e do Brasileirão.
...............
Astronomia. Deixando de lado as coisas terrenas, começam dias bons (noites, na verdade) para olhar para o céu, com a chuva de meteoros Lirídas, eclipse do Sol e uma "Lua Rosa", além de boas chances de observar Mercúrio.
...............
Estreias de cinema. Entre as principais estão Animais Fantásticos - Os Segredos de Dumbledore (com Jude Law, Mads Mikkelsen, Eddie Redmayne e Maria Fernanda Cândido) e Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, com Adriana Esteves e Tais Araújo
...............
Faltam 174 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

A edição deste domingo da Pra Começar a Semana traz ainda as estreias no cinema e na TV, a agenda (minguada) da economia, o calendário esportivo, os julgamentos mais importantes do STF (nesta semana, só no plenário virtual), a movimentação dos candidatos, projetos em votação no Congresso, os eventos mais importantes no exterior e mais.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter Pra Começar a Semana e conhecer nossos outros boletins diários e semanais, clique aqui.