Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula vai ao Sul, e Bolsonaro, à América do Norte - e outros destaques

Canal UOL | UOL News: Lula e Bolsonaro - André Porto/UOL e Antonio Molina/Folhapress
Canal UOL | UOL News: Lula e Bolsonaro Imagem: André Porto/UOL e Antonio Molina/Folhapress

Pra começar a semana

Colunista do UOL

29/05/2022 17h25Atualizada em 29/05/2022 17h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (29/5) da newsletter Pra Começar a Semana. Para assinar o boletim e ter acesso à agenda completa de eventos, clique aqui.

******************

Lula vai ao Sul - reduto bolsonarista em 2018, não tanto neste ano - logo depois de pesquisa Datafolha mostrar que o petista seria eleito no primeiro turno. Rio Grande do Sul na quarta, Santa Catarina na quinta.
...............
Bolsonaro
toma o rumo norte, para a Cúpula das Américas, nos EUA. Enquanto fica por aqui, vai a Recife amanhã e a outra motociata, na terça, em Goiás (no Centro-Oeste, região em que empataria com Lula no segundo turno).
...............
PIB.
Na quinta o IBGE divulga o PIB do primeiro trimestre, ajudando a mostrar o cenário da economia - fator de influência na corrida eleitoral.
...............
Inflação.
A FGV divulga amanhã o IGP-M em maio (chamado de inflação do aluguel, por ser usado como índice de correção de contratos de locação).
...............
Desemprego.
Dois relatórios saem durante a semana: Caged (trabalho com carteira assinada) e Pnad Contínua (dados gerais sobre ocupação).
...............
Imposto de Renda.
Terça é o último dia para entregar a declaração de Imposto de Renda. Também é a data de depósito da restituição para quem recebe no primeiro lote.
...............
Eleição no Paraná
. Série de sabatinas UOL/Folha de S.Paulo com pré-candidatos ao governo do estado.
...............
Tragédia em Pernambuco.
Chuva que provocou dezenas de mortes nos últimos dias continua nesta noite.
...............
Diesel.
Será que o governo se mexe para evitar a falta prevista pela Petrobras?
...............
Telona. Estreia Jurassic World: Domínio. Agora os dinossauros estão espalhados pelo mundo. Já dá para comprar ingressos.
...............
Futebol.
Amistoso da seleção de futebol na Coreia do Sul, na quinta. Pelas eliminatórias da Copa, Escócia X Ucrânia, valendo vaga. Também na quarta, um jogo que não vai acontecer no Catar: Itália X Argentina, com o campeão sul-americano e o europeu se enfrentando.
...............
Basquete.
Início das finais da NBA, na quinta.
...............
Tênis.
Final feminina de Roland Garros no sábado, masculina no domingo.
...............
Espaço.
Chuva (ou tempestade) de meteoros na madrugada de terça.
...............
Faltam 125 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

A edição deste domingo da Pra Começar a Semana traz ainda o calendário completo do futebol e os jogos do Brasil na Liga das Nações de vôlei feminino, os principais eventos no exterior, as estreias na TV, a agenda política e econômica e mais.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter Pra Começar a Semana e conhecer nossos outros boletins diários e semanais, clique aqui.