Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro vê Biden; Lula com covid - e outros destaques

Montagem de fotos do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  - Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert
Montagem de fotos do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Imagem: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

Colunista do UOL

05/06/2022 17h26Atualizada em 06/06/2022 00h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (5/6) da newsletter Pra Começar a Semana. Para assinar o boletim e ter acesso à agenda completa de eventos, clique aqui.

Bolsonaro embarca na quarta para os EUA. Participa da Cúpula das Américas, mas só vai porque o presidente dos EUA, Joe Biden, concordou em se reunir com ele. Faz uma paradinha em Orlando, destino turístico, para inaugurar um vice-consulado (criado em janeiro).
...............
Lula está com covid, e cancelou suas agendas até terça (7). Na quinta (10), o petista tem visita prevista a Uberlândia, segunda maior cidade mineira, forte no agronegócio, junto com Alckmin, para tentar atrair setores que apoiaram Bolsonaro em 2018. Participa do lançamento da pré-candidatura de Alexandre Kalil (do PSD, partido cortejado pela campanha de Lula) ao governo de Minas Gerais.
...............
Bolsonaro X TSE.
A disputa subiu um degrau e foi parar no STF, com a decisão de Nunes Marques de anular a cassação do deputado bolsonarista Fernando Francischini. A bola agora está com o Supremo, que pode nesta semana reverter a medida. Enquanto isso, Bolsonaro tende a continuar cutucando o sistema eleitoral.
...............
Governo de Pernambuco.
Sabatinas UOL/Folha de S.Paulo recebem pré-candidatos a governador, começando amahã, às 10h, com Marília Arraes (Solidariedade).
...............
Desemprego.
Com atraso, o governo divulga amanhã (segunda-feira) às 9h30 os dados do Caged (empregos com carteira assinada) de abril.
...............
FGTS na Eletrobras.
Termina na quarta o prazo para fazer reserva de ações da empresa.
...............
Cracolândia.
Chamada de "guerra contra o crack" pelo prefeito de São Paulo, a intervenção na área que concentra traficantes e usuários de drogas na região central da cidade deve continuar a provocar confusão - e a espalhar o problema.
...............
Cúpula das Américas.
De amanhã a sexta-feira, em Los Angeles (EUA), reúne chefes de Estado da região. A defesa da democracia é um dos temas.
...............
Eleição na França.
Votação para cargos legislativos. Emmanuel Macron pode perder a maioria absoluta na Assembleia.
...............
Futebol.
A seleção encara o Japão na manhã desta segunda-feira, às 7h20. Fluminense X Atlético-MG e Santos X Internacional na quarta e Inter X Flamengo no domingo, mais disputas entre seleções na Liga das Nações.
...............
Mais esportes.
O fim de semana será movimentado, com Fórmula 1, UFC e Liga das Nações de vôlei masculino. E ao longo da semana, final da NBA.
...............
Feriadão.
Está chegando Corpus Christi (dia 16, quinta-feira da semana que vem).
...............
Faltam duas semanas para o início do inverno.
...............
Faltam 118 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

A edição deste domingo da Pra Começar a Semana traz ainda os eventos programados no exterior, a lista dos jogos de futebol no Brasil e em outros países, as novidades no cinema e na TV, a agenda da política, da economia e do Judiciário e mais.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter Pra Começar a Semana e conhecer nossos outros boletins diários e semanais, clique aqui.