Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Noites de olhar para o céu e dias de descanso - e mais destaques da semana

Superlua - NASA/Bill Ingalls
Superlua Imagem: NASA/Bill Ingalls

Do UOL

12/06/2022 18h52Atualizada em 13/06/2022 18h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (12/6) da newsletter Pra Começar a Semana. Na newsletter completa, apenas para assinantes, você confere uma curadoria dos principais temas em discussão no Congresso, as ações julgadas pelos tribunais superiores, a agenda do exterior, a lista de eventos esportivos, as estreias na telona e na telinha e mais. Para se inscrever, clique aqui.

Para muita gente a semana é curta, e o fim de semana é longo, graças ao feriado de Corpus Christi. No céu, superlua de morango na terça e Mercúrio no melhor período de observação a partir de quinta-feira.
...............
Ainda o espaço, mas para ver no cinema: estreia Lightyear, animação que conta a história do astronauta Buzz Lightyear, inspiração para a criação do boneco de mesmo nome de Toy Story. Marcos Mion dubla o personagem principal.
...............
De volta à Terra, é bom lembrar que a pandemia está brava - nada de perder a data de vacinação nem de bobear no uso de máscara.
...............
Corrida eleitoral.
Continua a pré-campanha, com uma quase coincidência de viagens de Lula (na quinta) e de Bolsonaro (sexta) ao Rio Grande do Norte.
...............
Bolsonaro.
Depois de lançar na frente de Joe Biden dúvidas sobre as eleições e pedir uma "ajuda" contra Lula, o que o presidente vai aprontar esta semana?
...............
Urna eletrônica.
O Ministério da Defesa jogou lenha na fogueira acesa por Bolsonaro. O TSE tenta apagar.
...............
Desaparecidos no Amazonas.
Polícia deve respostas sobre o desaparecimento, no domingo passado, do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira.
...............
Questão indígena.
Sydney Possuelo, ex-presidente da Funai, é o entrevistado de amanhã no Roda Viva.
...............
Eleição no Rio Grande do Sul.
Sabatina UOL/Folha de S.Paulo com pré-candidatos a governador.
...............
Eleição no Rio Grande do Sul (2).
Eduardo Leite pode anunciar amanhã sua pré-candidatura ao governo do estado.
...............
Gilberto Gil.
Na terça, na volta da série Origens, às vésperas do 80º aniversário do cantor, o UOL lança documentário em que Gilberto Gil fala de família e do processo criativo.
...............
Invasão da Ucrânia.
Países europeus avaliam se aceitam a adesão da Ucrânia à União Europeia. A Rússia sobe tom das ameaças.
...............
Eleição na França.
Segundo turno da votação para a Assembleia Nacional.
...............
Eleição na Colômbia.
Segundo turno, com virtual empate em intenção de votos entre o candidato da esquerda, Gustavo Petro, e o empresário Rodolfo Hernández, que faz campanha centrada em combate à corrupção.
...............
Esporte.
Com técnico novo, o Flamengo encara no domingo o Atlético-MG. Continuam as partidas da final da NBA. E na Fórmula 1, GP do Canadá.
...............
Universa Talks.
Volta presencialmente na terça, a partir de 14h. Reencontros são o tema. Rafa Kalimann, apresentadora, Elisama Santos, psicanalista, e as cantoras Luiza e Zizi Possi estão entre as convidadas. No Canal UOL e YouTube de Universa.
...............
Amanhã é dia de Santo Antônio.
...............
Faltam 111 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER