Começa amanhã o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025
Ler resumo da notícia
A economia irá pautar a semana que começa hoje. Nesta segunda se inicia o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025, e ele terá três dias a menos do que nos anos anteriores. O contribuinte já pode baixar o programa da Receita Federal e terá até 30 de maio para entregar a declaração. Pelas novas regras, este ano, idosos com mais de 80 anos vão ter prioridade na restituição.
Na terça-feira, o governo deve enviar ao Congresso Nacional o projeto de reforma do IR que, se aprovado, estará em vigor a partir de 2026. Entre os principais pontos da reforma está a isenção para contribuintes que tenham renda até R$ 5 mil mensais e a proposição de imposto mínimo sobre contribuintes com renda muito alta.
Na quarta-feira, os bancos centrais do Brasil e dos EUA definem suas taxas de juros. Por aqui, a expectativa é que o Comitê de Política Monetária eleve mais uma vez a Selic, que atualmente está em 13,25%, em um ponto percentual. Nos Estados Unidos, analistas apostam que o Federal Reserve vai manter a taxa no patamar entre 4,25% e 4,50%.
Centrais sindicais convocaram para a terça-feira um ato em frente ao Banco Central na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra as altas taxas de juros. A manifestação foi denominada "Menos Juros, Mais Empregos.
No esporte, destaque para os sorteios que definirão, na segunda, as chaves para as copas Libertadores da América e Sul-Americana. E, na quarta, a seleção brasileira de futebol entra em campo contra a Colômbia, para mais uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo. Veja outros destaques:
SEGUNDA, 17
- Começa o prazo para declarar o Imposto de Renda 2025. O contribuinte tem até o dia 30 de maio para entregar a declaração.
- O Banco Central divulga a prévia do PIB do mês de janeiro.
- A Conmebol realiza os sorteios dos grupos da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana.
TERÇA, 18
- Governo pode enviar ao Congresso Nacional projeto de reforma do IR que prevê isenção para quem tem renda mensal de até R$ 5 mil.
- Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome lança o Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único.
- Centrais sindicais realizam protesto contra a alta dos juros em frente à sede do Banco Central na avenida Paulista, em São Paulo.
- Presidente Lula visita fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo.
QUARTA, 19
- Banco Central do Brasil divulga definição da taxa de juros básica da economia.
- Banco Central dos Estados Unidos define novo patamar da taxa de juros
QUINTA, 20
- A seleção brasileira de futebol enfrenta a Colômbia pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. Também jogam Paraguai x Chile e Peru x Bolívia.
SEXTA, 21
- Pelas eliminatórias da Copa do Mundo, a Argentina joga com o Uruguai.
SÁBADO, 22
- Presidente Lula parte para viagem oficial ao Japão e Vietnã. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, integram a comitiva.
DOMINGO, 23
- Pelo mundial de Fórmula 1, os pilotos correm o Grande Prêmio da China.