Atenções nos próximos lances da guerra comercial e reação dos mercados
Ler resumo da notícia
A semana começa ainda sob o impacto do anúncio de tarifas por Trump na quarta-feira. As expectativas estão voltadas para eventuais anúncios de retaliação por outros países e para o comportamento do mercado financeiro e do preço das commodities.
Por ora, a China foi o único país a anunciar novas taxas em resposta à tarifação americana, mas Taiwan e a Indonésia já disseram que não irão retaliar. Segundo o governo americano, mais de 50 países já procuraram os EUA para negociar.
No Brasil, após uma semana em que duas pesquisas de opinião mostraram que a popularidade do governo segue baixa, o presidente Lula inicia a semana cumprindo agenda de viagens pelo país. As visitas a estados fazem parte de uma nova estratégia do governo para dar mais visibilidade a ações do presidente.
Levantamento do Quaest divulgado na quarta mostrou que a desaprovação do governo subiu sete pontos desde o início do ano, e atingiu 56%. Na sexta-feira, pesquisa Datafolha mostrou que o governo estancou a queda da popularidade, mas nos níveis mais baixos entre os três mandatos de Lula. O índice de aprovação subiu de 24%, no levantamento de fevereiro, para 29%. Mas segue longe dos 38% que consideram o governo como ruim ou péssimo.
Após visitas em Minas Gerais e São Paulo, o presidente deve viajar para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras.
Em Brasília, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a secretária de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, participam de uma reunião com líderes partidários para apresentar a PEC da Segurança. O governo quer garantir apoio ao projeto, que ainda sofre com resistência no Parlamento.
O objetivo principal da PEC é ampliar os esforços da União, dos estados e dos municípios para melhorar o combate à violência no país. Dentre várias medidas, o texto oficializa as guardas municipais como forças de policiamento.
No Esporte, a seleção feminina de futebol realiza mais um amistoso contra a seleção dos Estados Unidos, na terça, e a Liga dos Campeões da Europa realiza as partidas das quartas de final, na terça e na quarta. Veja outros destaques:
SEGUNDA, 7
- Lula visita a fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros, Minas Gerais.
- Lula visita o Centro de Distribuição do Mercado Livre em Cajamar, São Paulo.
TERÇA, 8
- O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a secretária de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, fazem reunião com líderes partidários para apresentar a proposta de PEC da Segurança.
- A CPI das Bets do Senado ouve o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
- Seleção brasileira de futebol feminino joga amistoso contra os Estados Unidos.
- Pelas quartas de final da Champions League jogam: Arsenal X Real Madrid e Bayern de Munique X Internazionale.
- Pela Libertadores da América: Botafogo X Carabobo e River Plate X Barcelona-EQU.
- Pela Copa Sul-Americana: Grêmio x Atlético Grau e América de Cali x Corinthians.
QUARTA, 9
- O ministro da Educação, Camilo Santana, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga os destaques do Censo Escolar 2024.
- Presidente Lula viaja para Honduras para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
- Pelas quartas de final da Champions League jogam: PSG x Aston Villa e Barcelona x Borussia Dortmund.
- Pela Libertadores da América: Nacional-URU x Bahia; Flamengo x Central Córdoba; Palmeiras x Cerro Porteño.
- Jogos da Copa Sul-Americana: Cruzeiro x Mushuc Runa e Vasco x Academia Puerto Cabello.
QUINTA, 10
- A partir desta quinta, o Brasil volta a cobrar visto para turistas americanos.
- Estados Unidos divulgam índice de inflação ao consumidor do mês de março.
- Jogos da Libertadores: Internacional x Atlético Nacional; São Paulo x Alianza Lima; Colo-Colo x Fortaleza.
- Pela Copa Sul-Americana jogam: Defensa Y Justicia x Vitória; Fluminense x GV San José; Atlético-MG x Deportes Iquique.
SEXTA, 11
- IBGE divulga inflação ao consumidor do mês de março.
DOMINGO, 13
- Pelo mundial de Fórmula 1, os pilotos disputam o Grande Prêmio do Bahrein.